Ícone buscar

Notícias

3ª formação do Palavra de Criança fortalece colaboração técnica entre Estado e municípios

  • 17/09/2012

O Compromisso pela Alfabetização de Crianças na idade certa, firmado pelo Governo do Estado do Piauí com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), está em pleno desenvolvimento em todas as regiões do Piauí. Entre os programas que visam promover essa mudança, o Palavra de Criança já realiza sua terceira formação, reunindo 150 municípios que estão em Teresina trabalhando o tema.


A formação é promovida pela Secretaria Estadual de Educação que, junto ao Instituto Probem, realiza nesta segunda (17) e terça (18) a formação do Palavra de Criança com coordenadores municipais numa colaboração técnica Estado - Municípios. A formação está acontecendo no Instituto de Educação Antonino Freire.  

A coordenadora do Programa no município de São Julião (385 km de Teresina), Francisca Araújo, elogia os primeiros resultados no município, destacando a amplitude alcançada pelo Palavra de Criança. "O Programa Palavra de Criança, além de ser um grande incentivo para que o ciclo de alfabetização se realize, está trazendo a família para a realidade escolar, fazendo com que a mesma participe da sequência didática de aprendizagem do aluno, ajudando a construir a escola", relata a Coordenadora. 

 
A ação prevê o esforço conjunto e coordenado do Governo do Piauí, dos municípios participantes e do UNICEF em torno do alcance de oito resultados relacionados à garantia do direito de aprender e ao cumprimento da Meta 5 do Plano Nacional de Educação  (Toda criança alfabetizada aos oito anos de idade), atualmente em processo de aprovação no Congresso Nacional brasileiro.


Segundo a Superintendente de Ensino da Seduc, professora Joara Ribeiro, as metas obtidas pelo Programa Palavra de Criança deverão ser vislumbradas nas próximas avaliações externas aos quais os municípios piauienses serão submetidos. "Em 2013, o referido programa ganhará nova dimensão e novos investimentos diante da nova proposta do Ministério da Educação com o recém divulgado Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), uma versão macro do ?nosso? Palavra de Criança e também voltado para a alfabetização nos três primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental".

"O PNAIC fortalecerá a política de alfabetização na idade certa já implantada pelo Governo do Estado do Piauí este ano e que consolida o direito à criança de aprender a ler e escrever respeitando o ciclo da infância", finaliza Joara.

Outras Notícias

Notícias
12/10/2026

Piauí avança na alfabetização e tem 20 municípios com 100% de crianças alfabetizadas

Notícias
09/10/2026

Estudantes Seduc apresentam curta-metragem Cinara em evento científico universitário

Notícias
10/10/2026

Mais de 100 estudantes são premiados na 4ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²)

Notícias
09/10/2026

Seduc premia vencedores do 4º Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí neste sábado (10)

Notícias
11/10/2026

Alfabetiza Piauí alcança 100 mil matrículas e amplia oportunidades para quem esperou uma vida para aprender

Notícias
08/10/2026

Jornada Especial da Matemática reúne estudantes em terceira fase do TME² com imersão em conhecimento