Ícone buscar

Notícias

Do Piauí para o mundo: estudantes da rede estadual iniciam preparação para intercâmbio educacional em Portugal

  • Willame Lucas
  • 23/06/2026

Os estudantes da rede pública estadual vencedores do programa Do Piauí para o Mundo 2026 iniciaram, nesta terça-feira (23), em Teresina, os procedimentos para emissão dos documentos que permitirão embarcar para uma experiência educacional transformadora em Lisboa, Portugal.

A primeira equipe faz parte do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu, na capital. Formado pelo professor orientador Jadson Soares e pelos estudantes Itallo Silva, Vitor Lima, Sabrina Cardoso, Maria Heloísa Sales e Ana Elize Mineiro, o grupo conquistou a oportunidade internacional com o projeto Vocare.


A iniciativa consiste em uma plataforma digital de orientação profissional que utiliza inteligência artificial e mentoria especializada para auxiliar estudantes na escolha de carreiras, aproximando jovens das oportunidades do mercado de trabalho e contribuindo para decisões mais assertivas sobre o futuro profissional.

Líder da equipe, Ana Elize Mineiro destaca que a expectativa para a viagem começou ainda antes da definição do destino. “Até antes mesmo de escolher o país, a gente pesquisou muito sobre vários outros. A nossa expectativa é conseguir aprender muito mais do que a gente já está vendo daqui, trazendo essa bagagem de volta e mostrando que foi uma experiência única e uma oportunidade muito grande”, afirmou.


A estudante conta que o intercâmbio conquistado por colegas da escola em edições anteriores serviu de inspiração para toda a comunidade escolar. Em 2025, uma equipe do CETI Professor Pinheiro Machado realizou intercâmbio educacional na China, experiência que despertou ainda mais interesse dos estudantes pelas áreas de tecnologia e inovação.

“Tenho um amigo que conheceu uma cultura muito diferente e coisas novas e ele até quer voltar para lá. Ele viu uma grande oportunidade, inclusive para o mercado de trabalho futuramente”, relatou Ana Elize.

O interesse pela programação também cresceu a partir das aulas do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas ofertado pela escola. Para Itallo Silva, a participação no projeto ampliou significativamente sua conexão com a área tecnológica.

“Eu tinha um interesse leve, mas depois desse programa meu interesse por programação cresceu bastante. Hoje eu pesquiso e estudo, focado em desenvolver nossa plataforma”, destacou a estudante.

Do Piauí para o Mundo

Considerada a maior maratona estudantil de inovação do mundo, a edição 2026 do Do Piauí para o Mundo contará com 500 intercambistas, contemplando alunos do ensino médio da rede estadual, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, a iniciativa representa uma política pública capaz de conectar os estudantes piauienses às oportunidades globais.

“O Programa Do Piauí para o Mundo faz parte de uma revolução real na nossa rede pública de ensino. É a concretização de um currículo que prepara os estudantes para o mundo”, ressaltou o secretário.

Nesta edição o programa ampliou os destinos para sete países: Alemanha, Espanha, China, Portugal, Coreia do Sul, Estados Unidos e Singapura.

Outras Notícias

Notícias
23/06/2026

Inscrições para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2026 seguem abertas até dia 30 de junho

Notícias
22/06/2026

Estudantes da rede estadual de Floriano usam resíduos orgânicos para criar embalagem biodegradável

Notícias
19/06/2026

Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios

Notícias
19/06/2026

Seduc participa da 5ª edição do Assembleia em Ação neste sábado (20), na zona Norte de Teresina

Notícias
19/06/2026

Seduc realiza formação da EJATEC com 80 profissionais da educação no Centro de Formação de Professores Marcílio Rangel

Notícias
18/06/2026

Estudantes indígenas da rede estadual participam de capacitação em panificação e fortalecem formação empreendedora