Ícone buscar

Notícias

Laboratório de Redação 2026: Mais de 1.200 estudantes iniciam preparação para alcançar nota mil no Enem

  • Willame Lucas
  • 06/06/2026

A jornada em busca de uma excelente nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começou para 1.260 estudantes da rede estadual do Piauí. Neste sábado (6), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) realizou a aula inaugural do Laboratório de Redação 2026, iniciativa que oferece preparação especializada para estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


O lançamento aconteceu no CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, reunindo estudantes de três escolas da capital: CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde, CETI Professor Joca Vieira e CETI Professora Maria de Lourdes Rebelo. A aula também foi transmitida ao vivo pelo Canal Educação, permitindo que estudantes selecionados em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs) acompanhassem simultaneamente o início das atividades.


A primeira aula teve como tema “Compreendendo as competências e a produção textual de alta performance” e apresentou aos estudantes os critérios de avaliação da redação do Enem, além de estratégias para a construção de textos mais consistentes e argumentativos.

Foco na produção textual

O Laboratório de Redação integra as ações da Seduc voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à preparação dos estudantes para o ingresso no ensino superior. Ao longo dos próximos meses, os participantes terão aulas presenciais todos os sábados, das 8h às 12h, em uma metodologia que alia teoria e prática.


Durante os encontros, os estudantes discutem temas contemporâneos, analisam repertórios socioculturais e desenvolvem produções textuais com acompanhamento pedagógico especializado.


Presente na aula inaugural, o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, acompanhou as atividades e destacou a importância da iniciativa para ampliar as oportunidades dos estudantes piauienses.

“O Piauí já é o estado brasileiro com o maior percentual de redações acima de 960 pontos no Enem, e seguimos fortalecendo esse resultado com iniciativas como o Laboratório de Redação. Estamos estimulando a leitura, a produção textual e preparando nossos estudantes para conquistarem excelentes notas, ampliarem suas oportunidades e ingressarem nos cursos superiores que desejam”, destacou o secretário.


Para os estudantes, o projeto representa uma oportunidade de aperfeiçoar habilidades que serão decisivas não apenas no Enem, mas também ao longo da trajetória acadêmica.

A estudante Maria Cíntia, do CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde, acredita que a formação contribuirá para ampliar seus conhecimentos e desenvolver uma escrita mais segura.

“Estou participando do Laboratório de Redação porque é importante adquirir novos conhecimentos para desenvolver uma boa abordagem sobre qualquer tema. Isso ajuda tanto na hora de escrever uma redação quanto em outros textos das disciplinas, porque envolve conhecimento e interpretação”, afirmou.


A expectativa também é grande entre os alunos que farão o Enem neste ano. Para Luís Guilherme, colega de turma de Cintia, a iniciativa fortalece a preparação para um dos momentos mais importantes da vida escolar.

“Eu acho que o Laboratório de Redação é muito importante para o desenvolvimento e para a aprendizagem dos alunos, para que a gente cresça cada vez mais e consiga ter um bom desempenho no Enem”, disse.

Além das aulas presenciais, no Laboratório de Redação, os participantes terão acesso a recursos tecnológicos, materiais didáticos, videoaulas e ferramentas de Inteligência Artificial que auxiliam na correção e no aperfeiçoamento das produções textuais.

Outras Notícias

Notícias
06/06/2026

Seduc anuncia R$ 300 mil em cheques-livros para estudantes da rede estadual durante abertura do Salipi

Notícias
05/06/2026

Laboratório de Redação: estudantes da rede estadual iniciam preparação intensiva em busca da nota mil no Enem 2026

Notícias
05/06/2026

Seduc leva Inteligência Artificial ao Ensino Fundamental e amplia programa de Gestão da Aprendizagem nos municípios

Notícias
03/06/2026

Seduc divulga 110 equipes classificadas para a maratona final do programa Do Piauí Para o Mundo

Notícias
03/06/2026

Governo do Piauí lança expansão do programa de IA para Ensino Fundamental e Gestão da Aprendizagem Municípios nesta quinta (04)

Notícias
02/06/2026

Seduc lança Portal do Estudante e amplia acesso a serviços para 175 mil alunos da rede estadual