Ícone buscar

Notícias

Estudante autista supera seletividade alimentar com ajuda da merenda escolar no Piauí

  • Secom/PI
  • 11/05/2026

A merenda escolar da rede estadual do Piauí tem possibilitado mudanças nos hábitos alimentares dos estudantes. O caso de João Pedro, aluno autista, mostra como a oferta de refeições variadas nas escolas amplia a aceitação de novos alimentos, refletindo também na rotina alimentar da família. 

A mãe do estudante, Jeane Oliveira, relata que sempre buscou manter uma alimentação saudável em casa, evitando alimentos processados e ultraprocessados. No entanto, a seletividade alimentar do filho limitava o consumo de alguns itens. Com a rotina escolar, novos alimentos passaram a ser incluídos.

Foto: Ascom Seduc.

Durante os anos em que estudou no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Duque de Caxias, João Pedro passou a consumir feijão preto, melancia e café com leite. Na atual escola, o Ceti Dina Soares, ele incluiu no cardápio o cuscuz com ovo e arroz com cenoura. “São alimentos que a escola conseguiu introduzir na alimentação dele e que a gente está consumindo em casa também”, explica a mãe.

Ela destaca que a previsibilidade do cardápio escolar foi fundamental para reduzir recusas e auxiliar na aceitação. “O cardápio elaborado ajuda, porque ele já sabe o que vai comer. Isso diminui a resistência e facilita a inclusão de novos alimentos”, completa Jeane Oliveira.

Foto: Arquivo pessoal.

De acordo com a nutricionista da Secretaria da Educação (Seduc), Rayane Moura, os cardápios são elaborados mensalmente e adaptados às particularidades regionais e culturais.

“Cada escola conta com uma nutricionista, que realiza visitas periódicas e elabora um cardápio diferente por escola, levando em consideração as particularidades regionais e culturais. Temos também cardápios específicos para alunos com intolerância à lactose ou diabetes, que recebem cardápios adaptados”, explica.

Foto: Ascom Seduc.

Jeane Oliveira ressalta ainda o papel da equipe escolar no processo de inclusão e no reforço da descoberta de novos alimentos. “Não é apenas a inclusão de alimentos naquele ambiente, no refeitório, com outras pessoas. Quando ele vai comer, ele pode recusar uma vez, mas as meninas oferecem de novo, assim como eu faço em casa”, relata.

Fortalecimento com a agricultura familiar

No Piauí, 50% da merenda escolar estadual é oriunda da agricultura familiar, mais que o exigido pelo Governo Federal, que é de 45%. Os produtos são adquiridos via edital, lançado todos os anos, que possibilita a aquisição de gêneros alimentícios oriundos de pequenos produtores rurais para a alimentação escolar na rede pública estadual.

Outras Notícias

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo 2026: Seduc inicia maior maratona estudantil de inovação do mundo

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo: Palestras e início das apresentações dos projetos finalistas marcam primeiro dia

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo Connect: Estudantes finalistas participam de batalha de pitches com premiação de até R$15 mil

Notícias
09/06/2026

Ronaldo Lemos, gamer Alê Maze e convidados internacionais integram programação de palestras do Do Piauí Para o Mundo

Notícias
08/06/2026

Maratona Do Piauí para o Mundo inicia fase decisiva e estudantes Seduc alimentam sonho por intercâmbio

Notícias
08/06/2026

Estudante da rede estadual conquista três medalhas e se destaca no ranking brasileiro de tênis de mesa