Ícone buscar

Notícias

Seduc realiza Seminário com gestores de municípios para fortalecer Alfabetização na Idade Certa

  • Maria Luiza Barreto
  • 08/04/2026

A Secretaria de Estado da Educação realiza, nesta sexta-feira (10), dois eventos voltados ao fortalecimento das políticas de alfabetização no Piauí, dentro das ações do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). No I Seminário Estadual: Gestão que Alfabetiza na Idade Certa no Piauí, que acontecerá a partir das 13h30, no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, mais de 200 participantes, entre secretários municipais de educação e gerentes regionais de Educação, irão discutir resultados, alinhar estratégias e, principalmente, reforçar o compromisso de garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.

 Durante o evento, que contará com a presença do secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres e da primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, será apresentado o desempenho do estado no Indicador Criança Alfabetizada (ICA) 2025, que mostra um avanço importante: o Piauí alcançou 77% das crianças alfabetizadas na idade adequada. O momento também será de pactuação das metas para 2026, envolvendo estado, regionais e municípios.

 O secretário Rodrigo Torres reforça que é importante reconhecer os avanços, mas também é preciso manter o foco no que ainda precisa ser feito, garantir que 100% das crianças piauienses sejam alfabetizadas na idade certa. “Os resultados mostram que o Piauí está no caminho certo, com avanços consistentes na alfabetização. Isso é fruto de um trabalho conjunto com os municípios, com planejamento, acompanhamento e investimento. Agora, é hora de fortalecer ainda mais esse pacto, alinhar metas e seguir avançando para garantir que todas as crianças aprendam na idade certa”, destacou.

 A programação inclui ainda uma palestra sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), o Sistema Nacional de Educação (SNE) e as políticas para a primeira infância, com Danilo Melo, consultor da Fundação Getúlio Vargas, reforçando a importância de decisões baseadas em dados e planejamento.

 Pela manhã, também no Blue Tree Towers, será realizado o IV Colóquio de Literatura Infantil do PPAIC, com cerca de 150 participantes. O encontro irá reunir coordenadores e formadores para discutir o tema “Literatura, Arte e Inclusão: múltiplas linguagens para acolher todas as infâncias”, reforçando o papel da leitura e da cultura no processo de alfabetização.


SERVIÇO

I Seminário Estadual: Gestão que Alfabetiza na Idade Certa no Piauí

Data: 10/04/2026 (sexta-feira)

Horário: 13h30

Local: Blue Tree Towers Rio Poty -Av. Mar. Castelo Branco, 55

Outras Notícias

Notícias
05/10/2026

SAEPI 2026 vai avaliar mais de 360 mil alunos da rede pública a partir desta terça-feira (6)

Notícias
06/07/2026

Seduc divulga 15ª convocação de seletivo com 483 profissionais chamados

Notícias
03/07/2026

Seduc reúne mil estudantes da EJA em revisão para o Enem 2026

Notícias
03/07/2026

Seduc concede progressão salarial para mais de 1,1 mil profissionais da Educação

Notícias
02/07/2026

Seduc fortalece laços com agricultura familiar e amplia busca ativa do Alfabetiza Piauí na III Feira da Agricultura Familiar

Notícias
02/07/2026

Blitz da ONEE mobiliza estudantes para uso consciente da energia em quiz interativo