Ícone buscar

Notícias

Estudante da Rede Estadual do Piauí é contratado por multinacional russa para ensinar programação

  • Ascom Seduc
  • 30/03/2026

Aos 18 anos, o estudante Jhonata Lima Silva, da 3ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Modestina Bezerra, em Teresina, acaba de conquistar um feito que ultrapassa fronteiras. Ele foi contratado pela Kodland, multinacional com sede em Moscou (Rússia) especializada no ensino de programação.


A conquista começou por iniciativa própria. Ao criar um perfil profissional, Jhonata passou a conciliar a rotina de estudos com o trabalho e, desde janeiro de 2026, ensina programação para jovens de 12 a 17 anos de todo o Brasil.

“Fiz os testes e fui aprovado. Hoje tenho flexibilidade para dar aulas à noite e consigo organizar bem os horários. Tudo o que ensino hoje sobre programação aprendi na escola”, conta o estudante.

A primeira linha de código nasceu na escola

Foi ainda no primeiro ano do Ensino Médio que Jhonata teve o primeiro contato com a área e decidiu seguir carreira em tecnologia. O aprendizado veio por meio das plataformas educacionais utilizadas durante as aulas do curso técnico em Programação de Jogos Digitais, ofertado na escola.

“Foi na escola que consegui aprendi sobre programação e decidi ampliar esse conhecimento. Participei de projetos e comecei a enxergar a programação como profissão”, relembra.


O estudante já se destacou em diversos projetos e competições. Um dos principais foi o desenvolvimento do jogo educativo “Polyglot”, criado em conjunto com colegas de turma, que utiliza inteligência artificial para ensinar idiomas e corrigir a pronúncia dos usuários. O projeto foi apresentado em um evento em Brasília, demonstrando como o ensino de tecnologia e inovação nas escolas da rede já gera resultados concretos.

“Acredito que os projetos que desenvolvi fizeram diferença. Compartilhei tudo no meu perfil, junto com as competições de que participei”, afirma Jhonata, que mora com a mãe e três irmãos.


Com planos de seguir carreira em Ciência de Dados ou Engenharia de Software, ele deixa um conselho para outros jovens. “É importante pensar no futuro e aproveitar as oportunidades que a escola oferece”, completa.

Ensino Integral coloca Piauí em destaque nacional

A trajetória de Jhonata soma-se a outros casos de sucesso que são resultado direto de uma política educacional estruturada de universalização do Ensino Médio em Tempo Integral, integrado à Educação Profissional e Técnica.

Dados do Censo Escolar 2025 colocam o Piauí em 1º lugar no país em matrículas de Tempo Integral no Ensino Médio e Fundamental. Atualmente, 81% dos estudantes do Ensino Médio estão matriculados em tempo integral e 68,8% em cursos técnicos integrados, consolidando a rede pública estadual como referência nacional.

Entre 2023 e 2025, o estado universalizou o Ensino Médio em Tempo Integral na rede estadual, garantindo que 100% das unidades ofertem a modalidade com jornada ampliada. O modelo une formação acadêmica, qualificação profissional e disciplinas como programação, robótica e inteligência artificial.

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, histórias como a de Jhonata refletem o impacto direto dos investimentos na educação pública. “O Jhonata é a prova de que a escola pública de Tempo Integral, aliada ao ensino técnico e à inovação, transforma realidades. Ele aprendeu programação dentro da escola e hoje trabalha para uma multinacional sem sair do Piauí. Vamos continuar ampliando essas oportunidades para que mais estudantes tenham essa mesma oportunidade”, afirmou o gestor.

Outras Notícias

Notícias
05/10/2026

SAEPI 2026 vai avaliar mais de 360 mil alunos da rede pública a partir desta terça-feira (6)

Notícias
06/07/2026

Seduc divulga 15ª convocação de seletivo com 483 profissionais chamados

Notícias
03/07/2026

Seduc reúne mil estudantes da EJA em revisão para o Enem 2026

Notícias
03/07/2026

Seduc concede progressão salarial para mais de 1,1 mil profissionais da Educação

Notícias
02/07/2026

Seduc fortalece laços com agricultura familiar e amplia busca ativa do Alfabetiza Piauí na III Feira da Agricultura Familiar

Notícias
02/07/2026

Blitz da ONEE mobiliza estudantes para uso consciente da energia em quiz interativo