Ícone buscar

Notícias

Cinco dos sete estudantes piauienses classificados para o Torneio Brasileiro de Física 2026 são da Rede Estadual

  • Maria Luiza Barreto
  • 23/02/2026

A Rede Estadual do Piauí chega forte ao Torneio Brasileiro de Física (TBF) 2026. Dos sete estudantes piauienses classificados na Seleção Online da Olimpíada Internacional de Física (SOIF), cinco são alunos das escolas da Secretaria de Estado da Educação, o que representa mais da metade do um total de oito estudantes de escolas públicas classificados para o torneio em todo o Brasil. O desempenho coloca a rede pública do Piauí em evidência nacional. A seleção levou em conta o desempenho em três provas seletivas, reunindo jovens com alto rendimento em Física.


Os estudantes, que integram as turmas ITA/IME do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, embarcaram na última sexta-feira (20) para participar da TBF 2026, que ocorre em João Pessoa (PB) até o dia 27 de fevereiro. Todas as despesas da viagem são custeadas pela Secretaria de Estado da Educação, incluindo passagens, acomodações e ajuda de custo.

Entre os classificados, Pedro Lucas Santos, medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP 2024, conta que a preparação intensa fez toda a diferença. “Tivemos muito apoio da Seduc, com materiais, livros e aulas específicas para olimpíadas. A medalha ajudou bastante na minha preparação para a SOIF e agora para o TBF. Estamos muito empolgados", afirma. 


Também medalhista de ouro na OBFEP, Francisco Vinícius destacou o impacto das turmas ITA/IME na sua classificação. “Eu já participava de olimpíadas, mas depois que entrei na turma ITA/IME, em 2024, tive uma preparação muito mais direcionada. As aulas e os materiais foram essenciais. O ouro na OBFEP me levou para a SOIF e, pelo desempenho, recebi o convite para o Torneio. É um passo muito importante", celebra. 

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, o desempenho dos estudantes coloca o Piauí como referência nacional, mostrando que as escolas públicas do estado estão competindo em alto nível.

“Quando vemos que mais de 60% dos estudantes de escolas públicas classificados no país são do Piauí, temos a certeza de que estamos no caminho certo. É um indicador claro de que o investimento nas turmas ITA/IME e no fortalecimento das olimpíadas científicas, através do Programa Seduc Olímpica, está dando resultado. Estamos mostrando que a escola pública do Piauí compete em alto nível", pontou.


Acompanhando os Estudantes no Torneio, o professor Emmanoel Campello, coordenador do programa Seduc Olímpica, reafirmou a relevância da participação da rede no TBF, destacando que os estudantes piauienses foram selecionados entre os melhores do país nas principais competições nacionais, OBF e OBFEP. "O desempenho já alcançado evidencia o alto potencial da equipe, que chega à competição com reais chances de conquistar resultados expressivos e fortalecer ainda mais o protagonismo da educação pública piauiense no cenário científico nacional”, afirmou o professor

Outras Notícias

Notícias
03/04/2026

Intercambista do Programa Do Piauí para o Mundo é aprovado em Medicina na UFPI

Notícias
02/04/2026

Piauí avança na alfabetização e já tem 20 municípios com 100% das crianças alfabetizadas

Notícias
01/04/2026

Estudantes da rede estadual emocionam público em encenação da Via Sacra na zona Sudeste de Teresina

Notícias
31/03/2026

Estudantes da rede estadual sobem ao pódio no Brasileiro de Judô da Região I

Notícias
31/03/2026

Seduc reúne 100 gestores e inicia ciclo 2026 do Circuito de Gestão da Aprendizagem

Notícias
31/03/2026

Pré-Enem 2026: Equipe da Seduc mobiliza escolas com orientação e incentivo a estudantes