O Governo do Estado do Piauí lançou, na tarde desta segunda-feira (10), a Estratégia de Pré-Escola, no âmbito do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Coalizão pela Pré-Escola, fortalece a política educacional que colocou o Piauí como o estado com o maior crescimento percentual do Brasil nos indicadores de alfabetização na idade certa.
O lançamento ocorreu no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, com a presença de prefeitos, dirigentes municipais de educação, gestores estaduais e representantes de instituições parceiras. A Estratégia de Pré-Escola tem como objetivo qualificar a oferta da Educação Infantil a partir de um diagnóstico construído com base em evidências e indicadores educacionais, além de estabelecer diretrizes e ações estruturantes para o atendimento de crianças de quatro e cinco anos.
Autoridades e representantes de instituições parceiras durante o lançamento da Estratégia de Pré-Escola do PPAIC. Foto: Gabriel Paulino
A política será executada em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, com apoio técnico e articulação interinstitucional da Coalizão pela Pré-Escola, formada pelas fundações e institutos Bracell, Itaú Social, Maria Cecilia Souto Vidigal, Van Leer, Instituto Natura, VélezReyes+ e Associação Bem Comum. A proposta busca fortalecer a governança, induzir práticas pedagógicas mais qualificadas, ampliar o acesso com equidade e promover a melhoria contínua da qualidade da Educação Infantil no Piauí.
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles destacou que o Estado já garantiu o acesso à pré-escola e agora avança no aprimoramento da qualidade do ensino. “Estamos construindo uma política de pré-escola dentro do nosso regime de colaboração com os municípios. Não se trata apenas de alfabetização, mas de olhar para todas as dimensões que impactam os ambientes de aprendizagem. O Piauí é hoje o único estado do Brasil com 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas. O acesso foi garantido. Agora, nosso foco é elevar a qualidade”, afirmou.
Governador Rafael Fonteles assina termo de cooperação da Estratégia de Pré-Escola. Foto: Gabriel Paulino
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama, Dra. Isabel Fonteles, ressaltou que a estratégia amplia o compromisso do Estado com a educação infantil de qualidade desde os primeiros anos. “Nosso objetivo não é apenas garantir que as crianças estejam na escola, mas assegurar que tenham acesso a um ensino de qualidade. Para isso, contamos com a parceria dos municípios e com o apoio do Estado, fortalecendo o regime de colaboração e qualificando as ações voltadas à Educação Infantil”, pontuou.
Dra. Isabel Fonteles participa da assinatura do termo de cooperação do PPAIC Pré-Escola. Foto: Gabriel Paulino
O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, enfatizou o papel da Seduc na condução da política e no apoio técnico às redes municipais. “Esse trabalho é coordenado pela Seduc, em parceria com a Coalizão pela Pré-Escola, e envolve uma atuação direta junto aos municípios, fortalecendo o regime de colaboração e, principalmente, investindo na formação de professores e equipes pedagógicas, para qualificar o ensino nessa etapa fundamental do desenvolvimento das crianças”, destacou.
Secretário Rodrigo Torres formaliza adesão à Estratégia de Pré-Escola. Foto: Gabriel Paulino
A Estratégia Estadual de Pré-Escola representa um marco no compromisso do Governo do Estado com a consolidação de políticas estruturantes para a Educação Infantil, posicionando o Piauí entre os estados que avançam de forma consistente na qualificação da pré-escola e no fortalecimento das bases da alfabetização na idade certa.
Prefeitos, gestores e educadores participam do lançamento da nova etapa do PPAIC. Foto: Alysson Dinis