Com o sonho de seguir a carreira de jornalista cada vez mais próximo de se tornar realidade, Isabelly dos Santos Oliveira, de 18 anos, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral Professora Maria do Socorro Sampaio Martins, em Caxingó, celebra a aprovação no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Além da conquista em uma das universidades mais reconhecidas do país, a jovem também foi aprovada nos cursos de Matemática, no Instituto Federal do Piauí (IFPI); Letras - Língua Portuguesa, na Universidade Estadual do Piauí (Uespi); e Direito, na Afya Parnaíba. Os resultados refletem uma trajetória marcada por dedicação, planejamento e acesso a oportunidades de aprendizagem.
Isabelly conta que participou de todas as Revisões do Pré-Enem Seduc e utilizou os cadernos de questões disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí, voltados à preparação para o Saeb e o Saepi, o que contribuiu significativamente para seu desempenho. “Esses materiais e revisões ajudaram muito na organização dos estudos e me deram mais segurança para realizar as provas”, destacou.
Aluna do curso técnico de Programação de Jogos, Isabelly também colocou em prática, ainda na escola, o interesse pela comunicação. Ela idealizou e criou o Jornal Verdinha, um jornal escolar em formato digital que passou a registrar eventos do CETI e a publicar entrevistas com estudantes, professores e a equipe gestora.
“Tive a ideia de criar um espaço de voz, criatividade e conexão dentro da escola. Percebi que passávamos muito tempo no ambiente escolar e sentia falta de mais informações circulando. Levei o projeto para os professores e para a diretora, que gostaram bastante. A partir daí, fui de turma em turma convidando os colegas para montar a equipe”, relembra.
Em julho do ano passado, o Jornal Verdinha completou um ano de existência e ganhou uma edição comemorativa, com retrospectiva publicada no YouTube. Mesmo com a ida para a universidade, Isabelly garante que continuará acompanhando e apoiando o projeto.
Sobre a mudança para São Paulo, a futura jornalista não esconde a empolgação. “Minha expectativa está muito alta. Sou paulista, mas moro no Piauí há quatro anos e, desde sempre, meu objetivo foi estudar Jornalismo na PUC. Estou muito entusiasmada com tudo o que vem pela frente”, afirmou.
Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, histórias como a de Isabelly refletem o impacto direto dos investimentos na educação pública piauiense. “Só na primeira chamada do SiSU 2026, a rede pública estadual alcançou a marca de 5.044 estudantes da Seduc aprovados em instituições públicas de ensino superior do Piauí. Esse resultado confirma o trabalho consistente desenvolvido nas nossas Escolas de Tempo Integral. Cada aprovação representa um projeto de vida que avança e uma família que passa a acreditar ainda mais na educação como caminho de transformação”, destacou.
O gestor reforçou que o desempenho é fruto de uma preparação estruturada e contínua.“Esse resultado é consequência de mais tempo de aprendizagem, acompanhamento pedagógico permanente e das ações estratégicas do Pré-Enem Seduc, que ampliam o acesso ao conteúdo, fortalecem a revisão e orientam os estudantes em todas as etapas do processo. Nosso compromisso, ao lado do governador Rafael Fonteles, é seguir preparando os jovens para realizarem seus sonhos e ocuparem os espaços que desejarem”, concluiu.