Ícone buscar

Notícias

Intercambistas do programa Do Piauí Para o Mundo se destacam no Enem 2025 e sonham com ingresso no ensino superior

  • 18/01/2026

O desempenho de cinco estudantes intercambistas do Programa Do Piauí Para o Mundo, oriundos do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, que alcançaram notas acima de 900 pontos na redação do Enem 2025, evidencia os resultados de uma política educacional orientada pela ampliação de oportunidades, formação integral e incentivo à excelência acadêmica na rede pública estadual.


Os estudantes Allan José Sousa e Arthur Fernandes obtiveram 900 pontos, enquanto Ana Cardoso alcançou 920 pontos. Já Heric Paiva e Mariana Mazur conquistaram 940 pontos na redação, garantindo um desempenho expressivo no exame e ampliando as perspectivas de ingresso no ensino superior.

O resultado reforça a relação direta entre o desempenho no Enem e o suporte pedagógico oferecido pelas escolas de tempo integral da rede estadual, aliado às experiências formativas proporcionadas pelo intercâmbio educacional do Programa Do Piauí Para o Mundo. Essas vivências contribuíram para a ampliação do repertório sociocultural, o fortalecimento da autonomia e a construção de projetos de vida.

Os cinco estudantes participaram de um intercâmbio educacional na Alemanha, em setembro de 2025, como reconhecimento ao desempenho acadêmico apresentado ao longo da trajetória escolar.

Entre os destaques está o estudante Heric Paiva, que além da nota 940 na redação, obteve 870,2 pontos em Matemática. Para ele, a formação vivenciada no CETI e a experiência internacional foram decisivas tanto para os resultados obtidos no Enem quanto para a definição do percurso profissional.


“O CETI João Henrique oferece um ambiente que favorece o aprendizado, com professores próximos dos alunos e uma convivência positiva. Após o intercâmbio, passei a enxergar novas possibilidades e decidi seguir a carreira de Engenharia de Software”, afirmou Heric.

O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destacou que os resultados refletem uma política educacional estruturada, com foco em qualidade e ampliação de oportunidades para os estudantes da rede pública.

“Investir em educação de excelência é investir no futuro do Piauí. Ao garantir escolas bem estruturadas, programas consistentes e experiências formativas, como os intercâmbios, preparamos estudantes críticos, qualificados e capazes de contribuir para o desenvolvimento do estado”, ressaltou o secretário.


Do Piauí Para o Mundo ainda maior em 2026

O Programa Do Piauí Para o Mundo possibilita que estudantes da rede estadual participem de intercâmbios educacionais, fortalecendo o aprendizado, a formação integral e o protagonismo juvenil. Em 2026, a iniciativa será ampliada e deve contemplar 300 estudantes da Rede Seduc, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com uma educação pública de qualidade e com oportunidades cada vez mais abrangentes.

Outras Notícias

Notícias
05/10/2026

SAEPI 2026 vai avaliar mais de 360 mil alunos da rede pública a partir desta terça-feira (6)

Notícias
06/07/2026

Seduc divulga 15ª convocação de seletivo com 483 profissionais chamados

Notícias
03/07/2026

Seduc reúne mil estudantes da EJA em revisão para o Enem 2026

Notícias
03/07/2026

Seduc concede progressão salarial para mais de 1,1 mil profissionais da Educação

Notícias
02/07/2026

Seduc fortalece laços com agricultura familiar e amplia busca ativa do Alfabetiza Piauí na III Feira da Agricultura Familiar

Notícias
02/07/2026

Blitz da ONEE mobiliza estudantes para uso consciente da energia em quiz interativo