Ícone buscar

Notícias

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram Escola de Tecnologia em Teresina

  • 26/12/2025

O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação (Seduc-PI), Washington Bandeira, inauguraram, nesta sexta-feira (26), a primeira Escola de Tecnologia da Seduc, em Teresina, em mais uma demonstração do compromisso do Governo do Piauí com a promoção e o fortalecimento da educação pública com foco em inovação e tecnologia.

Durante a inauguração, o Governador Rafael Fonteles destacou a importância do novo equipamento educacional. “Essa escola funcionará como um Centro de Tecnologia de referência, tanto para os estudantes dos cursos técnicos das Escolas Seduc, quanto para o Ensino Superior do PIT. Nossos esforços são para que esses jovens estejam conectados com o mercado de trabalho, aumentando a chance de sucesso profissional”, afirmou o gestor.

A Escola de Tecnologia nasce com o objetivo de aproximar os estudantes das carreiras do presente e do futuro. O espaço atenderá mais de 2.800 alunos das Escolas Seduc, que cursam formações técnicas com foco em tecnologia, como Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais. A unidade conta com estrutura moderna, composta por salas de aula, sala maker, espaços de inovação, sala gamer e áreas de convivência, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e conectado às novas tecnologias.

Com investimento superior a R$ 5 milhões, o novo centro também dará suporte às atividades do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), contribuindo para a formação de talentos e para o fortalecimento do setor tech no estado. Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o investimento reafirma o compromisso da gestão do Governador Rafael Fonteles com um ensino público de qualidade. “Investimentos como esse refletem uma política educacional que valoriza pessoas, aposta na tecnologia e coloca a aprendizagem no centro das decisões. Através do ensino de Tempo Integral, estamos criando condições reais para que nossos estudantes aprendam mais e se preparem melhor para o mundo do trabalho”, ressaltou.

A estrutura física da Escola de Tecnologia conta com 10 ambientes projetados para diferentes atividades educacionais, incluindo quatro salas de aula, salas de conexão e conhecimento, sala maker, espaços de inovação e tecnologia, sala gamer, refeitório, cozinha, sala de professores, secretaria, diretoria, coordenação, depósito, banheiros e um café, consolidando um espaço moderno e integrado às demandas do mundo digital.

Para os estudantes, a nova escola representa mais oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. Aluno do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, no CETI Professora Angelina Mendes Braga, de Pedro II, Dalila Maria Andrade comemorou a inauguração do espaço. “É uma estrutura totalmente diferente até do que nós encontramos em escolas particulares. Acredito que que essa unidade vai ser uma virada de chave para os estudantes que vão ter oportunidades muito inovadoras e poderão desenvolver projetos que vão ter impactos sociais utilizando a tecnologia”, celebrou a jovem.


Outras Notícias

Notícias
11/03/2026

Seduc celebra campeões brasileiros de handebol que representarão o Brasil na Macedônia

Notícias
11/03/2026

Seduc inicia I Percurso Formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC)

Notícias
09/03/2026

Seduc recebe Selo Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade durante lançamento da campanha Março Mulher

Notícias
10/03/2026

Estudante da rede estadual do Piauí é convocado para a Seleção Brasileira de Atletismo Sub-18

Notícias
10/03/2026

Concurso da Seduc: locais de prova estarão disponíveis para consulta nesta sexta-feira (13)

Notícias
09/03/2026

Estudante da rede estadual de Brasileira, filho de pedreiro e dona de casa é aprovado em Medicina