Ícone buscar

Notícias

Findinexa Brasil: Estudantes Seduc participam do maior evento de empreendedorismo jovem do país e mostram força da educação pública

  • 17/10/2025

O Piauí segue colhendo os frutos de uma revolução educacional que tem transformado as escolas públicas em espaços de inovação, criatividade e protagonismo juvenil. Nesta semana, 40 estudantes e oito professores da Rede Estadual participam do Findinexa Brasil 2025, o maior evento imersivo de empreendedorismo jovem da América Latina, que acontece até o dia 19 de outubro, em Luís Correia, no litoral piauiense.


O encontro reúne jovens de todo o Brasil e de países da América Latina com o propósito de conectar educação e mercado de trabalho, promovendo experiências práticas que desenvolvem competências de liderança, inovação, empreendedorismo e empregabilidade.

A participação dos estudantes piauienses foi garantida por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) com a Junior Achievement e o Projeto Mover, que assegurou hospedagem, alimentação, transporte, seguro-saúde e acesso às atividades formativas, competições e workshops do evento.

Durante os cinco dias de imersão, os jovens participam de conferências, desafios de inovação e simuladores de empresas virtuais, vivenciando, na prática, situações que exigem trabalho em equipe, tomada de decisão e criatividade.

Para o estudante André Felipe, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, o evento representa um divisor de águas. “Além das palestras e workshops, estamos conhecendo pessoas de outros estados e até de outros países. Está sendo uma troca de conhecimentos que, com certeza, enriquece ainda mais nosso aprendizado”, contou.


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a participação dos estudantes no evento simboliza o novo momento da educação piauiense, que alia ensino integral, tecnologia e formação para a vida. “O Piauí vive um novo tempo. Estamos formando uma geração de jovens protagonistas, criativos e empreendedores, preparados para o presente e para o futuro. O empreendedorismo faz parte da nossa política de inovação e da formação integral dos estudantes, com metodologias modernas e parcerias internacionais. O Findinexa é mais uma oportunidade para nossos jovens mostrarem o talento e a força da educação pública piauiense”, afirmou o Secretário.

A Educação do Piauí é a primeira do país a universalizar o modelo de Escolas de Tempo Integral, que agora oferecem disciplinas inovadoras como Empreendedorismo, Educação Financeira, Robótica e Inteligência Artificial. A disciplina de Empreendedorismo, ministrada nas escolas estaduais, utiliza uma metodologia desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das universidades mais prestigiadas do mundo, e estimula os estudantes a transformar ideias em negócios e impacto social.

As oito escolas participantes do evento foram selecionadas com base no desempenho no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). Cada unidade formou uma equipe de estudantes envolvidos em projetos de inovação e tecnologia.

As escolas que representam o estado no Findinexa são o CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde, CETI João Henrique de Almeida Sousa, CETI Professora Júlia Nunes, CETI Maria Modestina Bezerra, CETI Zacarias de Góis e CETI Professor Raldir Cavalcante Bastos, todas de Teresina, além do CETI José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, e o CETI Inês de Maria Sousa Rocha, de Piracuruca.

Mais do que competir, os estudantes estão vivendo uma experiência transformadora, que reforça o papel da educação pública como instrumento de desenvolvimento humano, social e econômico.

Outras Notícias

Notícias
17/06/2026

Governador Rafael Fonteles e secretário Rodrigo Torres inauguram reconstrução e modernização de Escola de Tempo Integral em Morro do Chapéu

Notícias
17/06/2026

Do Nosso Jeito: Estudantes da rede estadual publicam livro sobre identidade e respeito

Notícias
16/06/2026

Seduc divulga convocação de mais de 680 profissionais para cadastro de reserva

Notícias
16/06/2026

Gincana Cultural SEDUC na BAND reúne 120 estudantes em competição que valoriza conhecimento, criatividade e protagonismo juvenil

Notícias
15/06/2026

Seduc ganha destaque na Premiação Aprender Valor durante o 3º Encontro de Educação Financeira, em São Paulo

Notícias
13/06/2026

Estudantes de escola indígena colaboram com o TRT- Piauí e lançam cartilha sobre direitos trabalhistas durante o Salipi