Ícone buscar

Notícias

De Buriti dos Montes, Estudante Seduc é anunciada Jovem Senadora 2025 e representará o Piauí em Brasília

  • 04/07/2025

A Estudante Seduc Mariana de Fátima Miranda Marques, da 3ª série do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Antônio Deromi Soares, em Buriti dos Montes, foi anunciada pelo Secretário Washington Bandeira como a vencedora do Concurso Jovem Senador 2025 no Piauí. Com a conquista, ela irá representar o estado na Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de agosto, no Senado Federal, em Brasília.


Mariana conquistou a vaga por meio de um Concurso de Redação após passar pelas seleções escolares, que, nesta edição, teve como tema “Emergência Climática: Pense no Futuro, Aja no Presente".

“Essa conquista simboliza o poder transformador da Educação Pública. A conquista da Mariana representa a dedicação de milhares de jovens piauienses que encontram na escola a oportunidade de sonhar alto e construir um futuro melhor”, destacou o Secretário Washington Bandeira ao anunciar a premiação para a Estudante.


Uma trajetória de superação e excelência

Com o sonho de ser médica, a Jovem Senadora é conhecida na escola pela dedicação com os estudos e disciplina. Ela atua como Monitora de Matemática no Projeto Oportunidade Jovem e sonha em cursar Medicina. Nos últimos dois anos, obteve resultados de destaque no Enem, como treineira, com 920 pontos em Redação em 2023 e 940 em 2024.


“Treinava escrevendo uma Redação por dia e o Professor corrigia todas. Quando vi o Edital do Jovem Senador, não imaginei que venceria. Essa vitória é fruto de muito esforço e dedicação”, disse a Estudante, emocionada.

Mariana divide o seu tempo entre a rotina de estudos durante o dia e ajudar a família na venda de lanches, à noite. Em casa, ela encontra tempo para se dedicar às Redações, hábito que começou desde a 1ª série do Ensino Médio com o apoio da escola e do Professor Elenilson Ferreira, responsável pela sua preparação no concurso.

“A Mariana é dedicada desde sempre. Ela sempre teve uma escrita fluida, com bons argumentos. Estou muito feliz com essa conquista, é um reconhecimento merecido”, declarou o Professor.

Uma semana de Vivência Legislativa no Senado

Mariana se junta a outros 26 jovens, um de cada estado brasileiro, para participar da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília. Durante o período, os Estudantes assumirão simbolicamente o lugar de seus Senadores, vivenciarão o funcionamento do Poder Legislativo, participarão de simulações de atividades parlamentares e apresentarão propostas de Projetos de Lei.

“Nunca estive em Brasília e estou muito ansiosa. Quero aprender o máximo possível e aproveitar todas as experiências que puder viver”, celebrou.


Promovido anualmente em todas as Unidades da Federação, o Concurso Jovem Senador é uma iniciativa que busca estimular a reflexão sobre política, democracia e cidadania entre os Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública. Além de ampliar a compreensão sobre o papel do Legislativo, o Programa busca fortalecer o protagonismo juvenil e a formação cidadã dos Estudantes.

Outras Notícias

Notícias
20/04/2026

Seduc realiza melhorias no Liceu Piauiense e anuncia calendário de reposição de aulas

Notícias
20/04/2026

Seduc divulga lista de convocados para atuarem no programa Oportunidade Jovem no eixo Monitoria Estudantil

Notícias
18/04/2026

Do Piauí para o Mundo: estudantes da rede estadual participam de revisão e intensificam preparação para seletiva

Notícias
18/04/2026

Abril Índigena: CETI Oka Ka Inaminanoko celebra cultura e ancestralidade com programação especial

Notícias
17/04/2026

Em Acauã, Governador Rafael Fonteles inaugura reforma e modernização do CETI Antônio Rodrigues Filho

Notícias
17/04/2026

Seminário marca encerramento do Escola da Terra no Semiárido em Paulistana