Ícone buscar

Notícias

Estudantes Seduc mergulham na literatura feminina com visita à Academia Piauiense de Letras

  • 02/06/2025

Estudantes do CETI Professor Antônio Maria Madeira, em Teresina, viveram uma experiência transformadora na Academia Piauiense de Letras (APL). Com foco na literatura produzida por mulheres, a visita fez parte do projeto “Vozes Delas: A Poesia que nos Habita”, ação integrante do Clube de Leitura da Seduc. A atividade inspirou os jovens a criarem livros, peças, quadrinhos e outras produções autorais.


Durante o passeio, os alunos conheceram a história da APL, seus espaços e o papel que a instituição exerce na preservação e valorização da literatura piauiense. Como incentivo à formação de novos leitores, a Academia doou exemplares de autores locais para a biblioteca do CETI, fortalecendo a conexão entre educação pública e cultura literária.

Coordenado pela professora Márcia Brandão, o projeto reúne estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio, mas é aberto para os demais estudantes da escola interessados em participar. A proposta é incentivar o protagonismo juvenil por meio da leitura e da criação literária, com ênfase na produção poética feminina. Entre as autoras trabalhadas estão Cecília Meireles, Cora Coralina, Clarice Lispector, Dinah Sales e Socorro Lira.

Para a estudante Júlia Cecília Bezerra Silva, a visita à APL foi uma experiência inesquecível. “Conhecer a Academia me inspirou ainda mais a escrever e acreditar no meu potencial como poetisa. É muito especial ver a escola e a Seduc promovendo ações que nos conectam com a literatura e com autores reais. O Clube de Leitura nos mostra que a leitura não é só um conteúdo escolar, mas um caminho para sonhar, criar e transformar a nossa própria história”, destacou Júlia Cecília Bezerra Silva.

Lara Geovana de Sousa também celebrou o projeto e o incentivo que recebeu na escola. “A professora Márcia confiou em mim e me desafiou a escrever uma peça autoral do zero. Eu abracei a ideia e consegui. Esse tipo de apoio faz toda a diferença. Quando alguém acredita no nosso potencial, a gente acredita também e vai mais longe”, disse.

Foto: Academia Piauiense de Letras

Segundo a professora, a visita à Academia foi a segunda etapa do projeto. “Começamos com o estudo de obras de autoras nacionais e piauienses. Depois, promovemos esse momento fora da escola como forma de ampliar a vivência literária dos estudantes e aproximá-los da produção feita por mulheres do nosso estado”, conta. 

Além das leituras e visitas guiadas, o projeto também inclui atividades como monólogos, varais de poesia, apresentações teatrais e o lançamento de um livro com poemas escritos pelos próprios alunos, transformando o ambiente escolar em espaço de criação, arte e expressão.

Foto: Academia Piauiense de Letras



Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o Clube de Leitura da Seduc é uma ferramenta essencial para fortalecer a aprendizagem e despertar talentos. “Projetos como este desenvolvem habilidades fundamentais, como leitura, escrita e interpretação. São ações que fazem diferença na vida dos estudantes, inclusive no desempenho em avaliações como o SAEB, Olimpíadas do Conhecimento e no Enem”, destacou o gestor.

Ao incentivar a leitura como prática cotidiana, o Clube de Leitura reforça o compromisso da Seduc-PI com uma educação pública que vai além do currículo, conectando os estudantes com a cultura, a sensibilidade e um futuro com mais possibilidades.

Outras Notícias

Notícias
08/10/2026

Na reta final para o Enem, Seduc amplia preparação dos estudantes com revisões, simulados e Inteligência Artificial

Notícias
07/10/2026

Piauí avança na definição de metas para a educação nos próximos dez anos

Notícias
06/10/2026

Oito estudantes da Rede Estadual avançam para a segunda fase do concurso do Instituto Militar de Engenharia

Notícias
05/10/2026

SAEPI 2026 vai avaliar mais de 360 mil alunos da rede pública a partir desta terça-feira (6)

Notícias
06/07/2026

Seduc divulga 15ª convocação de seletivo com 483 profissionais chamados

Notícias
03/07/2026

Seduc reúne mil estudantes da EJA em revisão para o Enem 2026