Ícone buscar

Notícias

Secretário Washington Bandeira recebe Medalha do Mérito Legislativo por avanços na Educação do Piauí

  • 26/05/2025

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, foi homenageado nesta segunda-feira (26), em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Piauí, com a Medalha do Mérito Legislativo “Professor Marcílio Rangel”. A honraria é concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços à sociedade piauiense na área da Educação e foi proposta pelo deputado estadual Marden Menezes.


A homenagem chega em um momento simbólico. À frente da Secretaria de Educação, Washington Bandeira lidera um processo de transformação que já coloca o Piauí como referência nacional. O estado tem hoje o melhor Ensino Médio do Nordeste e o quarto melhor do Brasil, segundo dados do Ministério da Educação. Também é o primeiro a Universalizar a Escola de Tempo Integral com Educação Profissional e o primeiro das Américas a incluir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo da Educação Básica.

Homenagem foi dedicada aos profissionais da Seduc

Durante a solenidade, o Secretário fez questão de dividir o reconhecimento com a equipe da Seduc. “Essa medalha representa o esforço de todos que fazem a educação pública do Piauí. São os profissionais da Secretaria e das nossas escolas que têm promovido as grandes mudanças que estamos vivendo. Tenho orgulho de liderar esse time", afirmou.


Washington Bandeira também relembrou a relação pessoal e afetiva com o professor Marcílio Rangel, patrono da medalha. Ex-aluno do Instituto Dom Barreto, onde Rangel foi diretor, ele compartilhou momentos que moldaram sua trajetória.

“Nos anos 1990, criei um cursinho no Dom Barreto com o governador Rafael Fonteles. Dávamos aulas voluntárias aos colegas. O professor Marcílio não só apoiou como incentivou essa iniciativa. Ele foi o educador que marcou minha vida. Me sinto filho dele”, relembrou.

Resultados que falam por si

Ao justificar a proposição da medalha, o Deputado Marden Menezes destacou os avanços recentes na rede estadual. “A homenagem é justa e necessária. Estamos diante de um gestor que transformou metas em conquistas. O Piauí tem hoje o maior percentual de matrículas em educação profissional do Brasil. E os nossos jovens têm acesso a disciplinas inovadoras, como robótica, inteligência artificial, educação financeira e empreendedorismo”, disse.


Menezes também citou projetos como as Turmas ITA/IME, que preparam alunos para os vestibulares mais concorridos do País, e o incentivo a Intercâmbios Educacionais, Olimpíadas e Feiras Científicas. “É uma gestão que estimula a criatividade, premia o desempenho e abre portas para o futuro.”

Para o parlamentar, a liderança de Washington Bandeira representa um novo tempo para a educação pública. “Em pouco mais de um ano, ele reposicionou o Piauí no cenário nacional. É um nome que inspira, com resultados concretos e uma visão de futuro que inclui todos”, concluiu.


Outras Notícias

Notícias
11/06/2026

Ronaldo Lemos encerra ciclo de palestras da Maratona falando sobre o uso da IA para estudantes

Notícias
10/06/2026

Estudantes piauienses vencem etapa de inovação e conquistam até R$ 15 mil para desenvolver projetos

Notícias
11/06/2026

Do Piauí para o Mundo amplia vagas e contempla 500 estudantes em 2026 na maior edição do programa

Notícias
10/06/2026

Do Piauí para o Mundo: secretário Rodrigo Torres media bate-papo com convidados internacionais

Notícias
10/06/2026

Palestrante da Vivo fala sobre trabalho e conectividade no segundo dia de atividades da Maratona Do Piauí para o Mundo

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo 2026: Seduc inicia maior maratona estudantil de inovação do mundo