Ícone buscar

Notícias

Secretário Washington Bandeira recebe certificado do I Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância

  • 22/11/2024

O Secretário de Estado da  Educação, Washington Bandeira, foi certificado nesta sexta-feira (22) no I Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância. 

A formação, promovida pela FGV Projetos em parceria com o Espaço Àra e a Fundação Van Leer, integra as ações do Pacto Pelas Crianças do Piauí, coordenado pela Primeira-dama do Estado, Dra. Isabel Fonteles. Ao todo, 33 lideranças piauienses concluíram o curso.


“O curso capacitou gestores para fortalecer o planejamento e a execução de políticas voltadas à primeira infância, priorizando áreas como educação, saúde e assistência social. Na gestão do governador Rafael Fonteles, sob a liderança da Dra. Isabel Fonteles, investir na primeira infância é uma prioridade”, afirmou Washington Bandeira.

A iniciativa visa qualificar lideranças estaduais para a implementação de políticas públicas intersetoriais voltadas a crianças de 0 a 6 anos, garantindo a inclusão desse público nas prioridades governamentais. "Este curso concretizou um sonho do Pacto Pelas Crianças do Piauí. Nossa próxima etapa será voltada às lideranças municipais, seguida por capacitações destinadas aos agentes públicos que atuam diretamente com a população", destacou Dra. Isabel Fonteles.


Participaram da formação representantes de diversos órgãos, como o Executivo Estadual, Assembleia Legislativa (Alepi), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Senado Federal e da imprensa.

Educação e primeira infância

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Pacto Pelas Crianças, está ampliando suas ações voltadas à primeira infância. Entre as responsabilidades da Seduc estão a disponibilização de espaços para novas creches, fornecimento de equipamentos e apoio técnico ao Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

Por meio do PPAIC, a Seduc tem como objetivo assegurar que todas as crianças concluam o 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas. Criado em regime de colaboração com os 224 municípios do estado, o programa abrange mais de 211 mil estudantes em 2.734 escolas.

A meta do Governo é alcançar, até 2030, 80% de alfabetização na idade certa. "O programa fortalece a base da educação infantil e é um marco para o regime de colaboração entre estado e municípios", concluiu Washington Bandeira.


Outras Notícias

Notícias
11/06/2026

Ronaldo Lemos encerra ciclo de palestras da Maratona falando sobre o uso da IA para estudantes

Notícias
10/06/2026

Estudantes piauienses vencem etapa de inovação e conquistam até R$ 15 mil para desenvolver projetos

Notícias
11/06/2026

Do Piauí para o Mundo amplia vagas e contempla 500 estudantes em 2026 na maior edição do programa

Notícias
10/06/2026

Do Piauí para o Mundo: secretário Rodrigo Torres media bate-papo com convidados internacionais

Notícias
10/06/2026

Palestrante da Vivo fala sobre trabalho e conectividade no segundo dia de atividades da Maratona Do Piauí para o Mundo

Notícias
09/06/2026

Do Piauí para o Mundo 2026: Seduc inicia maior maratona estudantil de inovação do mundo