Ícone buscar

Notícias

Seduckathon: Seduc conclui curso intensivo de Língua Portuguesa para professores da Worcester Technical High School

  • 12/09/2024


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) finalizou, nesta quinta-feira (12), o curso intensivo de Língua Portuguesa para professores da Worcester Technical High School. Essa formação é parte da preparação para a recepção de estudantes piauienses que participarão de um intercâmbio educacional nos Estados Unidos, após o sucesso da 1ª edição do Seduckathon.

O curso, iniciado em 19 de junho, compreendeu 12 encontros semanais, com o objetivo de facilitar a comunicação entre professores americanos e estudantes brasileiros. O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou a importância dessa iniciativa. “Essa preparação visa proporcionar uma experiência enriquecedora aos estudantes. Desde maio, nossos estudantes têm aulas de inglês para melhor aproveitamento das atividades internacionais, enquanto os os educadores da Worcester Technical High Schoolas assistiam aulas de português. Essas preparação  vai facilitar a comunicação entre piauienses e americados para garatntir  que todos aproveitem ao máximo o intercâmbio”.

A metodologia do curso priorizou habilidades práticas de comunicação, permitindo que os professores utilzem o português em contextos reais, desde conversas informais até situações formais. “Incluímos atividades dinâmicas, simulações de diálogos e exercícios do cotidiano para viabilizar interações significativas entre professores e estudantes”, explicou a coordenadora do curso, Lara Ferreira. 

Tony Sanders, professor de robótica na Worcester Technical High School, que as aulas doram dinâmicas e divertidas: “As aulas foram divertidas. Aprendemos expressões em português para receber os estudantes do Piauí de forma acolhedora, demonstrando interesse pela língua e cultura deles”, comentou. 

Com o término do curso, os estudantes piauienses se preparam para o intercâmbio nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. . Além das atividades educacionais, os finalistas do Seduckathon poderão aplicar as soluções de programação desenvolvidas durante a competição, fortalecendo suas habilidades e experiências internacionais.

Outras Notícias

Notícias
24/03/2026

Piauí é destaque nacional por Selo Ouro em alfabetização, com 77% de crianças alfabetizadas na idade certa

Notícias
23/03/2026

Oportunidade Jovem abre 3.400 vagas para estudantes e egressos atuarem como monitores e com bolsa de R$ 350

Notícias
22/03/2026

Secretário Rodrigo Torres acompanha concurso da Seduc e destaca revolução na educação do Piauí

Notícias
21/03/2026

Seduc leva serviços, inclusão e oportunidades ao “Assembleia em Ação” em Teresina

Notícias
20/03/2026

Seduc moderniza laboratórios de Ciências em escolas de todo o Piauí

Notícias
20/03/2026

Estudantes da rede estadual se destacam no Parlamento do Futuro e são homenageadas em Picos