Ícone buscar

Notícias

Projeto Escola no Cinema aproxima alunos da arte audiovisual e premia atuação com viagem

  • 01/07/2024

Estudantes do 2º Ano dos cursos de Administração, Enfermagem e Informática do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Aurora Barbosa de Oliveira, localizado no município de Regeneração, no Médio Parnaíba, tiveram um final de semestre um tanto diferente e especial. 


Através do projeto “Escola no Cinema: Desvendando a Sétima Arte”, idealizado e desenvolvido pelas Professoras Adna Abreu e Amanda Araújo, os alunos foram apresentados e instigados a se aventurarem pela arte do cinema, desenvolvendo trabalhos de pesquisa, produção e reprodução de cenas de filmes na escola. 


“O projeto mostrou ter uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da escola. É um novo jeito dos alunos de se conectarem com outras pessoas e com o mundo”, destacou a Professora Adna Abreu.

A iniciativa tem o objetivo de potencializar o processo de aprendizagem dos alunos por meio de uma abordagem multidisciplinar, estreitando a relação com a produção audiovisual.

“Eu gostei bastante de participar desse projeto. Foi algo que ativou muito a criatividade e a parte artística e cultural que existe dentro da gente. Todos os alunos envolvidos se engajaram, gostaram de participar e gerou esse interesse em pesquisar sobre a arte do cinema. Todo mundo entrou no personagem”, celebrou Veridiano, aluno do 2º ano do CETI Aurora Barbosa e um dos participantes do projeto. 

O Escola no Cinema foi dividido em quatro etapas:

. Pesquisa e estudos em sala de aula;

. Produção de réplicas de equipamentos cinematográficos;

. Exibição e análise de filmes na escola;

. Reprodução de cenas de filmes pelos alunos (eleição com premiação).


Ao fim das atividades, os alunos vencedores da etapa de reprodução de cenas de filmes foram premiados com uma viagem à capital, Teresina, onde assistiram a uma sessão de cinemas e visitaram o Parque Zoobotânico.


Outras Notícias

Notícias
08/10/2026

Pré-Enem na Estrada: Seduc leva revisões preparatórias para estudantes de Corrente e Bom Jesus

Notícias
08/10/2026

Na reta final para o Enem, Seduc amplia preparação dos estudantes com revisões, simulados e Inteligência Artificial

Notícias
07/10/2026

Piauí avança na definição de metas para a educação nos próximos dez anos

Notícias
06/10/2026

Oito estudantes da Rede Estadual avançam para a segunda fase do concurso do Instituto Militar de Engenharia

Notícias
05/10/2026

SAEPI 2026 vai avaliar mais de 360 mil alunos da rede pública a partir desta terça-feira (6)

Notícias
06/07/2026

Seduc divulga 15ª convocação de seletivo com 483 profissionais chamados