Ícone buscar

Notícias

“A educação integrada ao esporte potencializa a formação dos jovens”, defende Washington Bandeira em evento no CT Sarah Menezes

  • 13/10/2023

O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, defendeu o fortalecimento da prática esportiva entre os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. A fala do gestor ocorreu durante a Solenidade de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria dos Esportes (Secepi) para a ampliação de atividades socioesportivas e educacionais no Centro de Treinamento de Artes Marciais Sarah Menezes, no bairro Saci, em Teresina.

O documento foi assinado na manhã desta sexta-feira (13) e contou com a participação da ex-atleta olímpica de judô e medalhista de ouro em Pequim 2008, Sarah Menezes, e da Secretária de Esportes, Josiene Campelo. Com a parceria firmada, o CT passará a oferecer aulas de 11 modalidades esportivas: luta olímpica, boxe, karatê, taekwondo, judô, jiu-jitsu, sanda, defesa pessoal, capoeira, muay thai, kickboxing.  

A cooperação entre as pastas visa contribuir na função de afastar a juventude das drogas e do sedentarismo. Além disso, a prática de artes marciais não apenas promove a saúde física, mas também ensina valores fundamentais, como disciplina, respeito e autocontrole, que são essenciais para o crescimento pessoal.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, explica que o Centro terá uma matriz de horários e vai atender às federações de modalidades esportivas relacionadas às lutas, além de estudantes da Rede Estadual, em especial, das escolas próximas ao Centro de Treinamento. “É uma iniciativa que objetiva democratizar o uso do espaço do CT Sarah Menezes com a ampliação das modalidades, com a definição de horários de uso para as escolas da Rede Estadual, em especial, as escolas aqui próximas que são o CETI Moaci Madeira Campos e a Unidade Escolar Áurea Freire. Então nós estabelecemos uma cooperação com a Secretaria dos Esportes que vai ampliar a oferta de modalidades esportivas em parceria com as federações", disse Bandeira.

O gestor destacou ainda a importância da integração entre as Secretaria da Educação e dos Esportes, com os demais Poderes Constituídos e com a sociedade civil organizada com o intuito de promover uma cultura olímpica entre os jovens. “A educação integrada ao esporte potencializa a formação dos jovens. Basta ver o sucesso da realização dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), que em todas as suas etapas contou com o apoio total deste Governo, com a logística de transporte, organização e incentivo aos nossos estudantes, que obtiveram excelentes resultados. Vamos continuar fomentando o esporte dentro das escolas, não apenas com a disciplina regular de Educação Física, mas também com a ampliação dessas modalidades para formar atletas de alto rendimento, como a Sarah Menezes se tornou”, finalizou.

Durante a solenidade, foi lançado ainda o projeto "Virada Olímpico Escolar - o Piauí em alto rendimento", que prevê uma ocupação do Centro de Artes Marciais Sarah Menezes – Saci, visando capacitar, promover e criar ambiente de alto rendimento e formação esportiva. Além da realização de palestras motivacionais, atividades socioculturais e oficinas culturais. 

Uma das atividades que serão executadas pelo projeto é a realização da Copa VOE, quando crianças e adolescentes de 12 escolas da Rede Pública Estadual participarão de um campeonato intercolegial, gerando desenvolvimento esportivo, inclusão social, inspiração para futuras gerações, promoção da saúde e fortalecimento comunitário.  

“Eu fico muito feliz de testemunhar a expansão das modalidades esportivas aqui no CT. É um avanço que passa pelas mãos de muitas pessoas que acreditam no papel do esporte na vida dos jovens, muito obrigada”, disse Sarah Menezes.

Outras Notícias

Notícias
16/03/2026

Em Teresina, estudante da rede estadual escreve três livros e produções são discutidas no Clube de Leitura

Notícias
16/03/2026

Escola de Tecnologia recebe mais de 2 mil estudantes da Rede Estadual em Teresina

Notícias
15/03/2026

Dia da Escola: infraestrutura moderna fortalece ensino em Tempo Integral na rede estadual do Piauí

Notícias
15/03/2026

Estudante egressa da rede estadual disputa prêmio nacional com projeto sobre saneamento básico

Notícias
13/03/2026

Seduc convoca mais de 1 mil profissionais da Educação nesta sexta-feira (13)

Notícias
13/03/2026

Rede Estadual do Piauí recebe homenagens durante celebração pelos 203 anos da Batalha do Jenipapo