Ícone buscar

Notícias

Expo Favela: Secretário Washington Bandeira elenca exemplos de transformação pela Educação

  • 16/09/2023

Para falar sobre "Educação que transforma e salva vidas", o secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, participou de painel no palco da Expo Favela Innovation Piauí, neste sábado (16). Dedicado a expandir as vozes das comunidades, o evento aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro no espaço Atlantic City, em Teresina.

O bate-papo aconteceu ao lado da presidente da CUFA Nacional - Central Única das Favelas, Kalyne Lima; do cantor Toni Garrido; do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI), Ellen Gera, com mediação da jornalista Déborah Radassi.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o trabalho realizado no Estado para a construção de melhores oportunidades para os jovens.

"As ações da nossa gestão reforçam o compromisso com a universalização e democratização de uma Educação integral, profissional, tecnológica, inclusiva, equitativa, com escolas com boa infraestrutura, protagonismo estudantil e projetos de arte, cultura, literatura, línguas, esporte, empreendedorismo e cidadania, preparando nossos alunos para o ensino superior, mundo do trabalho e para a vida", afirmou.

Kalyne Lima destacou o histórico de atuação da CUFA com o incentivo aos estudantes conhecerem as diferentes realidades.” A educação para a CUFA é transversal, plural e feita por inúmeras tecnologias que incluem a escola como instrumento para incentivar a cultura, a arte, aprimorar o conhecimento e imergir a educação dentro da perspectiva da favela como revolucionária”, pontuou.

O músico Toni Garrido comentou sua experiência de vida e como seu encontro com a educação foi o motor de transformação da sua realidade. "Tive uma mulher especial que me ensinou como a educação era essencial para sobreviver em uma sociedade racista, por exemplo. A educação deve ser entendida com o conceito de comunidade em que a criança tem liberdade para aprender sobre a sua realidade de forma prática e humanizada", disse o artista.

O secretário Washington Bandeira reforçou o papel da educação pública considerando os investimentos para promover um olhar humano para potencializar os jovens. Ele também narrou exemplos de transformação pelo olhar da educação no Piauí.

"Temos inúmeros exemplos de estudantes inspiradores. É esse modelo de escola que atrai os jovens, reduz a evasão e garante a eles maiores e melhores oportunidades e resultados", elencou o gestor.

Seduc na Expo Favela

Os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino estiveram presentes nos dois dias de evento acompanhando as palestras e os expositores. A Seduc montou um estande para recepcionar a comunidade estudantil, com o game "Em busca do Tesouro Empreendedorismo", e detalhes das estratégias do programa Acelera Seduc.

Jhuly Apolinário é estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Nossa Senhora da Paz e revelou estar encantada com o evento. "Minha experiência aqui na Expo Favela está sendo excepcional. Eu acho muito importante eventos como este para mostrar o trabalho das pessoas na comunidade", observou.

O espaço para o debate também esteve presente no estande Acelera Seduc. Os estudantes do CETI José Pereira da Silva, escola localizada no bairro Parque Brasil II, estiveram na Expo Favela produzindo entrevistas para o programa PODCETI, podcast idealizado e produzido pelos estudantes da escola.

Outras Notícias

Notícias
18/03/2026

Seduc inicia aplicação de minitestes para fortalecer aprendizado de mais de 100 mil estudantes

Notícias
18/03/2026

Mais de 3 mil estudantes foram habilitados para Estágio Obrigatório do Oportunidade Jovem 2026

Notícias
18/03/2026

Conectividade transforma rotina e amplia aprendizagem dos estudantes nas escolas de Tempo Integral

Notícias
17/03/2026

Com investimento superior a R$ 3 milhões, Governo do Piauí entrega kits-creche para 16 cidades nesta quarta (18)

Notícias
17/03/2026

Estudante egressa da Seduc é selecionada para participar de evento nacional do MEC

Notícias
16/03/2026

Em Teresina, estudante da rede estadual escreve três livros e produções são discutidas no Clube de Leitura