Ícone buscar

Notícias

Secretário Washington Bandeira acompanha trabalhos do Departamento de Educação dos Estados Unidos

  • 27/01/2023


Como parte da agenda da rede de ministros e secretário da Educação da América Latina, o secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, acompanhou a visita às instalações do Departamento de Educação dos Estados Unidos, equivalente ao Ministério da Educação do Brasil, nesta quinta-feira (26), em Washington D.C.

As políticas de estado e o funcionamento do sistema educacional adotadas no país norte-americano foram compartilhadas com os membros da Comunidade Araucária em uma apresentação proferida pelos Diretores de Assuntos Internacionais, em especial com a Diretora Maureen McLaughlin, que também é Assessora principal do Secretário Miguel Cardona.

“Está sendo um momento de muita aprendizagem, trocas de experiências e pudemos entender como funcionam as políticas públicas voltadas ao ensino do país e como elas se desenvolvem no sistema educacional norte-americano. Uma oportunidade ímpar para levarmos como inspiração ao contexto educacional do Piauí”, explicou o secretário Washington Bandeira.

A agenda de visitas às instituições de estado norte-americanas seguiu com passagens pelo Senado Federal dos Estados Unidos. Os secretários e ministros dos países latinoamericanos foram recebidos pelo senador Tim Kaine, presidente da Comissão de Educação do Senado e especialista em educação técnica.

O secretário Washington Bandeira participa do encontro de ministros e secretários, entre os dias 24 e 27 de janeiro, na Georgetown University, em Washington (DC).

A Fundação Varkey, Comunidade Atenea, Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Fundação Coppel, a Fundação Incluindo México, o Instituto Natura, a solução educacional Ticmas, o BID, a Templeton World Charity Foundation e a Fundação Lemann, promovem o evento.

A Comunidade Araucária é a primeira rede de Ministros da Educação da América Latina que reúne representantes dos países Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e México. Além do Piauí, entre os representantes da Educação Pública no Brasil foram convidados os secretários de estado Raquel Teixeira, do Rio Grande do Sul; Vitor De Ângelo, do Espírito Santo; e Alan Porto, Mato Grosso. Os gestores contam com o apoio das instituições Fundação Lemann e Instituto Natura.

Outras Notícias

Notícias
09/10/2026

Seduc premia vencedores do 4º Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí neste sábado (10)

Notícias
09/10/2026

Alfabetiza Piauí alcança 100 mil matrículas e amplia oportunidades para quem esperou uma vida para aprender

Notícias
08/10/2026

Jornada Especial da Matemática reúne estudantes em terceira fase do TME² com imersão em conhecimento

Notícias
08/10/2026

Pré-Enem na Estrada: Seduc leva revisões preparatórias para estudantes de Corrente e Bom Jesus

Notícias
08/10/2026

Na reta final para o Enem, Seduc amplia preparação dos estudantes com revisões, simulados e Inteligência Artificial

Notícias
07/10/2026

Piauí avança na definição de metas para a educação nos próximos dez anos