Ícone buscar

Notícias

Seduc emite nota de repúdio a atos antidemocráticos

  • 09/01/2023


A gestão da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) repudia veementemente as invasões e ataques às sedes dos três poderes da República, em Brasília (DF), ao Estado de Direito, à soberania popular, ocorridos no último domingo, dia 8 de janeiro de 2023.

O secretário Washington Bandeira reitera o apoio às instituições democráticas que foram atacadas durante a ação terrorista e endossa as manifestações do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

“Os fatos lamentáveis reforçam a importância da educação das nossas crianças e jovens para uma formação humanista, cidadã, com pensamento crítico, contra a desinformação (alfabetização midiática) e de respeito às instituições e democracia”, afirmou.

 

Nota Pública

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) vem a público manifestar sua perplexidade com os atos de vandalismo que ocorreram nesse domingo (8), em Brasília. Nos bancos escolares, esse dia será lembrado como aquele que não pode se repetir.

 

Hoje, sabemos mais do que ontem, que as conquistas recentes garantidas pela Constituição de 88 não devem retroceder. Enquanto redes de ensino, precisamos reforçar a importância dessas conquistas democráticas aos estudantes, para que nossos direitos continuem a ser exercidos com liberdade.

 

Graças a instituições consolidadas, resistimos, mais uma vez, a ameaças antidemocráticas que saíram do campo das ideias para a prática. Mas as cenas que repercutiram em todo o mundo, nos envergonham.

 

Portanto, declaramos nosso total repúdio à tentativa de golpe, defendendo que os responsáveis sejam exemplarmente punidos com o rigor da lei, pelo bem do Estado Democrático de Direito e da nação.

 

Brasília, 9 de janeiro de 2023

Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED

Outras Notícias

Notícias
20/03/2026

Seduc moderniza laboratórios de Ciências em escolas de todo o Piauí

Notícias
20/03/2026

Estudantes da rede estadual se destacam no Parlamento do Futuro e são homenageadas em Picos

Notícias
20/03/2026

Mais de 200 profissionais são convocados para atuar na Rede Estadual de Educação do Piauí

Notícias
19/03/2026

Provas do concurso para professor da Seduc serão aplicadas neste domingo (22)

Notícias
19/03/2026

Estudantes-atletas da Rede Estadual do Piauí sobem ao pódio no Campeonato Cearense Loterias Caixa de Atletismo

Notícias
19/03/2026

Estudantes-atletas da Rede Estadual do Piauí sobem ao pódio no Campeonato Cearense Loterias Caixa de Atletismo