Ícone buscar

Notícias

Ônibus escolares recebem certificação do Inmetro

  • 21/05/2013

Nas últimas semanas, vem aumentando a quantidade de ônibus escolares que recebem certificação do Inmetro, junto ao Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi). A demanda é consequência do investimento do Governo do Estado na aquisição de novos veículos para transporte de alunos, totalizando mais de R$48 milhões.

Os ônibus fazem parte do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peat) implantado pelo Governo do Estado, seguindo o cronograma do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Penat) e beneficiará mais de 33 mil alunos.

Está incluído no investimento a compra de 70 mil bicicletas e apoio ao transporte como manutenção e combustível. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), todos os 224 municípios piauienses serão contemplados. Na primeira etapa, foram adquiridos 180 veículos.




O Imepi realiza a inspeção nos ônibus antes da entrega às prefeituras, para constatação dos itens obrigatórios no regulamento elaborado pelo Inmetro. Entre os itens verificados estão iluminação, ventilação, saída de emergência, cadeiras especiais para portadores de deficiência, plataforma de elevação, entre outros.

"Os veículos só recebem a certificação se estiverem de acordo com as especificações exigidas pelo Inmetro e todo o procedimento é documentado, caso haja necessidade de consulta posterior. Nosso dever é garantir a segurança no transporte de alunos, seja na capital ou no interior do Estado", afirmou Messias Júnior, diretor-geral do Imepi.


Outras Notícias

Notícias
18/04/2026

Do Piauí para o Mundo: estudantes da rede estadual participam de revisão e intensificam preparação para seletiva

Notícias
18/04/2026

Abril Índigena: CETI Oka Ka Inaminanoko celebra cultura e ancestralidade com programação especial

Notícias
17/04/2026

Em Acauã, Governador Rafael Fonteles inaugura reforma e modernização do CETI Antônio Rodrigues Filho

Notícias
17/04/2026

Seminário marca encerramento do Escola da Terra no Semiárido em Paulistana

Notícias
17/04/2026

Alunos do CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde participam de encontro nacional de talentos da FGV

Notícias
17/04/2026

Seduc Esportiva 2026: programa amplia alcance e leva 15 modalidades à rede estadual