Ícone buscar

Notícias

Escola de Altos incentiva protagonismo de estudantes com empreendedorismo social

  • 05/08/2022

Dentro da perspectiva de empreendedorismo social, incentivado pelas disciplinas eletivas do novo Ensino Médio, os estudantes do CETI Rama Boa, de Altos, estão desenvolvendo atividade que incentiva a reutilização de materiais da escola e da comunidade para a construção de uma horta. A atividade começou com a teoria em sala de aula e já iniciou as atividades práticas. 


Localizada na Rua Dom Pedro II, bairro Batalhão, em Altos, o centro de educação integral atende 473 estudantes com oferta de Ensino Médio. Com o processo de implantação do novo Ensino Médio acontecendo em toda a rede, a escola já trabalha as novidades nas turmas de 1º ano. 


“A escola tem trabalhado conforme o currículo. Um trabalho muito significativo, especialmente com os Itinerários Formativos, através das disciplinas de Seminário integrador, Projeto interdisciplinar, Projeto de Vida e eletivas. Sem dúvida, isso tudo tem contribuído no protagonismo juvenil de nossos alunos”, explicou a diretora da escola, Antônia Clemilda Almeida Costa. 


A atividade, que pretende construir a horta da escola, faz parte da disciplina de componente eletivo Empreendedorismo, onde os alunos estão desenvolvendo o empreendedorismo social na prática. São ações e iniciativas de inovação dirigidas à solução de problemas sociais. O seu objetivo específico é impactar e transformar socialmente a comunidade.  

De acordo com o professor que está à frente da atividade, John Kennedy, as discussões teóricas aconteceram ao longo do primeiro semestre e foi iniciada a prática e os alunos já estão construindo os canteiros com materiais reciclados da própria escola e outros locais, para após iniciar o processo de plantação.  


“A ideia principal é ofertar legumes e hortaliças naturais para a comunidade escolar e algumas famílias carentes do bairro onde a escola está inserida. O empreendimento social pode gerar lucro, mesmo que não seja esse o seu objetivo. A finalidade de um negócio desse tipo é a geração de benefícios transformadores em larga escala, sem abrir mão do controle financeiro que garantirá a sustentabilidade do negócio”, explicou o educador.

Outras Notícias

Notícias
21/03/2026

Seduc leva serviços, inclusão e oportunidades ao “Assembleia em Ação” em Teresina

Notícias
20/03/2026

Seduc moderniza laboratórios de Ciências em escolas de todo o Piauí

Notícias
20/03/2026

Estudantes da rede estadual se destacam no Parlamento do Futuro e são homenageadas em Picos

Notícias
20/03/2026

Mais de 200 profissionais são convocados para atuar na Rede Estadual de Educação do Piauí

Notícias
19/03/2026

Provas do concurso para professor da Seduc serão aplicadas neste domingo (22)

Notícias
19/03/2026

Estudantes-atletas da Rede Estadual do Piauí sobem ao pódio no Campeonato Cearense Loterias Caixa de Atletismo