SISU: Estudantes podem concorrer a mais de mil vagas na Universidade Estadual do Piauí

O número de vagas disponíveis aos estudantes piauienses para o ingresso no ensino superior está sendo ampliado e nesta terça-feira (21), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) fez o lançamento do Edital SISU (Sistema de Seleção Unificada) 2022.2. O evento contou com a presença da Governadora Regina Sousa, do Secretário de Estado da Educação Ellen Gera, e do reitor Prof. Dr. Evandro Alberto e toda a Administração Superior da Uespi.

A Uespi prevê a oferta de 1.965 vagas para 56 cursos presenciais, distribuídas nos 12 campi da universidade. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do SiSU será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


Na distribuição do número de vagas na Uespi, 50% são destinadas para ampla concorrência e 50% são voltadas para ações afirmativas.

O secretário Ellen Gera destacou o trabalho de todas as esferas que ofertam a educação pública que colocam o Piauí como destaque no Enem.

“O lançamento do edital pela UESPI é mais uma oportunidade para que os nossos estudantes ingressem na universidade. A rede estadual de educação tem o trabalho, feito por todas as escolas, preparando o estudante na rotina de estudo durante todo o ano e, para além disto, temos um mega programa de preparação que é o Pré-Enem Seduc. Diversas ações garantem ao Piauí, sendo o estado com maior taxa líquida de matrícula no ensino superior na população da faixa de 18 a 25 anos no Nordeste. Este dado mostra as políticas assertivas de inclusão universitária do Governo do Piauí junto às escolas”, informou.

Durante o Pré-Enem Seduc, nas revisões com transmissão on-line (live e televisionada), a equipe de professores realiza o detalhamento de cursos disponibilizados e busca auxiliar os estudantes a entenderem melhor como funciona o ingresso no ensino Superior. Na transmissão os estudantes sobre a nota de corte, tirando dúvidas sobre peso das áreas, a sistemática das cotas e ampla concorrência, dentre outros assuntos.


“A rede estadual tem participado com as políticas que vão encontro a preparação do estudante que permite o Piauí ser destaque na inclusão Universitária. A revisão é um momento motivacional e gera confiança no estudantes durante a prova do Enem, logo, cada momento de preparação ele incrementa a preparação com dicas de outros professores e garante uma boa nota”, complementou o secretário Ellen Gera.


Segundo o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Evandro Alberto, a oferta do ensino superior alcançará mais de 4 mil vagas para alcançar todo o estado. “Estamos ofertando estas vagas em doze Campi da nossa instituição totalizando mais de quatro mil vagas em todo o certame. O MEC disponibilizou duas ofertas, para primeiro e segundo mestre, e agora são ofertadas 1.965 vagas em todo o Piauí. O estudante deve estar atento aos editais para o correto preenchimento das vagas”, afirmou o reitor.