Seduc participa do Seminário de Desenvolvimento Humano

27/06/2018     Michele Furtado



O agente de Governança da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eduardo Castelo Branco, participa do Seminário "Desenvolvimento Humano e Política Social no Piauí: Monitoramento e Avaliação". O evento é uma realização da Fundação Centro de Pesquisa Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) e aconteceu nesta segunda-feira (25), no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan).
 

Os participantes discutiram o modelo e a metodologia utilizada na elaboração do Plano Plurianual do Piauí. Técnicos que participaram da sua elaboração e o consultor Samuel Franco, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), fizeram análises e considerações para a sua reorganização, com a contribuição dos participantes.

De acordo com o agente, Eduardo Castelo Branco, o tema do seminário está sendo debatido em conjunto com a equipe técnica do governo, com base em diagnóstico e análise das políticas estaduais atualmente em vigor. "Foram apresentados resultados do estudo e discutidas as políticas existentes e propostas de reformulação", declara o agente.


Na oportunidade, Eduardo participou da mesa redonda "As experiências no Estado do Piauí a partir das fontes de informação pública dos registros administrativos". A mesa foi coordenada por Juciara Linhares, coordenadora de Monitoramento de Políticas Públicas na Fundação Cepro.

Castelo Branco expôs o Pacto pela Aprendizagem, que consiste em um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, trabalhando com a perspectiva de mudar o cenário da educação do Piauí. Destacou que o Pacto pela Aprendizagem está sendo implementado por meio de várias ações,  considerando os eixos proficiência, mobilização e sensibilização e fluxo. A atenção especial é dada às disciplinas e Português e Matemática.

"Estamos trabalhando no sentido de contribuir para que a equipe pense estratégias para melhorar os resultados da educação, a partir dos problemas detectados. A proposta é levá-los a refletir sobre sua realidade e propor intervenções. Com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos e o nível de proficiência, a rede conduz a escola a se debruçar sobre seus resultados alcançados", revela o Agente de Governança.


A partir do Pacto pela Aprendizagem cada Unidade Escolar observa e analisa quais são os pontos de atenção, dificuldades e acertos e planeja o trabalho buscando construir suas próprias metas, além de levar a escola a entender de que forma os indicadores impactam positivamente no ensino e aprendizagem da instituição.

Segundo a presidente da Cepro, Liége Moura, o seminário é a culminância de reuniões temáticas realizadas em conjunto com equipe técnica e gestora designada pelo governo para discussão, com base em diagnóstico e análise das políticas estaduais atualmente em vigor no Estado.

"O estudo visa a transferência de tecnologia e de conhecimento metodológico sobre indicadores de desenvolvimento humano. Nós formalizamos esta cooperação com o IETS e, desde janeiro de 2018, temos trabalhos sistemáticos entre as nossas equipes", finaliza a presidente.


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