Escola de Guaribas realiza projeto Fato ou Fake

03/07/2020     Michele Furtado



O  CETI Paulo Freire, localizado no município de Guaribas, realizou durante  todo o mês de junho mais uma ação pedagógica. Desta vez a unidade desenvolveu o projeto Educação Midiática Fato ou Fake, que teve como objetivo oferecer aos alunos um reforço  na leitura e na escrita, incentivando o desenvolvimento da aprendizagem e o gosto pela leitura e ampliação do vocabulário, assim como a checagem de informações, transformando-os em cidadãos críticos e participativos.



A diretora da escola, Natalícia Pereira Silva, falou que o projeto surgiu da necessidade de conhecer, criticar e opinar sobre fatos e notícias, fazendo dessa forma com que os jovens não acreditem em tudo que leem.  

"A maioria dos jornais publicam fatos de origem regional, nacional e internacional e nas mais diversas áreas. Há também noticiários sobre crimes, catástrofes, acidentes e acontecimentos diversos que abalam nossa sociedade como é o caso da pandemia do coronavírus. Baseado nestes fatores citados, é de suma importância que sejam abordados nas escolas, pois é fonte inesgotável de possibilidades que abrange todas as áreas do conhecimento. Trabalhar com notícias possibilita o desenvolvimento da leitura e escrita aumentando o vocabulário de forma significativa. O projeto é interdisciplinar e portanto, trabalhamos diferentes temas atuais e curiosidades do cotidiano de todos os alunos, famílias, escola e sociedade. Utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem propicia uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e principalmente como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive" relata a diretora.


As atividades foram desenvolvidas através dos seguintes recursos; WhatsApp, Google Meet, Blogs, Podcast, Jornais impressos e online.

O projeto foi iniciado com a orientação para que os alunos conhecessem e refletissem sobre textos informativos, jornalísticos e publicitários, distinguindo fatos de opiniões e identificando notícias falsas e sensacionalistas. No segundo momento os alunos produziram um roteiro jornalístico, desenvolvendo assim a leitura e a escrita. Em seguida o projeto foi finalizado com uma apresentação de um telejornal com debates ao vivo pelo Google Meet, sobre Fatos ou Fake. 


"Estamos muito contentes com o resultado. Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver a capacidade de ser protagonista e senso crítico em relação às notícias que são apresentadas diariamente além da oralidade e capacidade de expor opiniões" finaliza a diretora.

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