Educadores participam de Curso de Pedagogia do Movimento

13/01/2020     Marconni Lima


Com o objetivo de estudar os fundamentos teórico-metodológicos da construção da Pedagogia do MST; debater os desafios da educação nas áreas de assentamentos e acampamentos, considerando o contexto atual e os desafios da Reforma Agrária Popular, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organiza o Curso Nacional de Pedagogia do Movimento, que já foi realizado em todas as regiões do Brasil em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Centro de Treinamento da EMATER, em Teresina, de 07 a 21 de janeiro de 2020.



Ao todo são 123 participantes de 14 estados: PI, CE, MA, RN, BA, GO, SP, DF, MG, PA, PR, PE, RJ e TO. A turma é composta, majoritariamente, por educadoras e educadores, gestores e gestoras de escolas de áreas de reforma agrária e por militantes de diversas frentes de atuação, ressaltando a presença de um grande número de jovens.


 

De acordo com o diretor da Unidade Escolar Lucas Meireles, Adilson de Apiaim, serão 15 dias de estudo sobre a conjuntura, História do MST, Reforma Agrária Popular e as matrizes teóricas que fundamentam a prática educativa do Movimento, bem como sobre a realidade da luta pela terra na região. "O curso também proporciona troca de saberes, vivências culturais e coletivas, enfatizando elementos centrais do projeto de educação popular", explica.



Nesta edição o curso conta com a participação de intelectuais de universidades públicas, como é o caso das professoras Lucineide Barros (UESPI), Marli Clementino (UFPI), Lisete Arelaro (USP) e do professor Roberto Leher (UFRJ), educadores comprometidos com os movimentos sociais e que compartilham a defesa da educação pública e emancipadora.



Na próxima terça (14), haverá o lançamento do livro "Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública", de autoria de Leher, editado pela Fundação Rosa Luxemburgo e Expressão Popular.

É a segunda vez que o curso é realizado no Nordeste, indicando a importância do debate da Educação do Campo e a valorização das experiências educativas da região.

 

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