Núcleo de Acompanhamento Pedagógico (NAP)

Apresentação

A educação do Piauí enfrenta desafios relacionados a aprendizagem, distorção idade e série, abandono, evasão e aprovação. Com isso, deu-se a necessidade de um acompanhamento pedagógico mais eficiente, com orientações assertivas às escolas e as Gerências Regionais de Educação (GREs), a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) institucionalizou por meio da Portaria GSE ADM Nº 227/2019, a criação do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico (NAP), como um canal de aproximação entre Gerências Regionais de Educação e escolas com o intuito de apoiar, fortalecer e orientar essas instituições de ensino, acompanhando e orientando sobre as práticas pedagógicas, como forma de subsidiar aos professores no desempenho de suas atividades com foco no sucesso do ensino e aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, são objetivos do acompanhamento pedagógico, a saber:

  • Apoiar, fortalecer e orientar as Regionais na operacionalização do Acompanhamento Pedagógico com o seu conjunto de escolas;
  • Sensibilizar e conscientizar os profissionais que atuam no acompanhamento Pedagógico, da corresponsabilidade no desempenho e sucesso de todos os estudantes da Rede de Educação, mesmo com os desafios e múltiplos cenários que encontrarão nas escolas;
  • Discutir o papel e o foco da atuação dos Técnicos de Acompanhamento Pedagógicos nas escolas tendo em vista o caráter formativo da sua função;
  • Apresentar, discutir e refletir seis princípios básicos para a ação de Acompanhamento Pedagógico.
  • Princípios de Acompanhamento Pedagógico do NAP

    1 – Compromisso com desenvolvimento integral das equipes pedagógicas das Regionais e das escolas;

    2 – Fortalecer de forma colaborativa as equipes das Regionais e das escolas para desenvolvimento das ações e politicas pedagógicas da rede oferecendo orientações e apoio através das Rodadas Pedagógicas;

    3 - Compromisso com a formação em serviço dando ênfase na reflexão teórico-prática respeitando e valorizando o conhecimento e as experiências de cada Regional e/ou escola.

    4 – Compromisso coma valorização e respeito da diversidade de ideias, experiências e conhecimento de cada profissional da educação.

    5 – Compromisso com a busca constante de soluções coerentes e eficientes aos desafios encontrados em cada contexto Regional e/ou escolar.

     

     

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