• 22 out 2021

Novo Ensino Médio: Seduc realiza seminários regionais para iniciar implementação no chão da escola

A sistemática de implementação do Novo Ensino Médio avança e, nesta semana, aconteceram Seminários com diversas Gerências Regionais de Educação (GREs) nos municípios de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Corrente, Bom Jesus, Floriano, Uruçuí, Fronteiras e Paulistana de forma presencial. O objetivo principal é reunir gestores e professores para tratar de pontos importantes do novo currículo e tirar as dúvidas dos profissionais.

 

 

O coordenador estadual do Pro-BNCC no Piauí, professor Carlos Alberto Pereira, explica que este novo momento será de grande importância para lotação de professores, por exemplo. “A questão da lotação, ela vai estar resolvida, pois o professor não vai precisar pular de escola para escola para completar a sua carga horária. Praticamente não vai haver necessidade porque dentro do Itinerário já incorpora a carga horária dele”, explicou.

 

 

Entender a lógica curricular é um dos pontos importantes que estão sendo apresentados nos seminários. A nova proposta, que está sendo implementada, não se trata apenas de um currículo (matriz curricular), mas de uma fundamentação para que cada escola possa fazer refazer seu Plano Político Pedagógico, missão e parcerias que darão as condições de ofertas do Itinerários Formativos.

 

 

“Essa formação que nós estamos fazendo em todas as GREs é o primeiro passo para iniciarmos o processo de implementação no chão da escola. Essa é uma formação generalista para conhecer o currículo, ver quais são as possiblidades, ver a questão da flexibilidade, do protagonismo, como vamos funcionar, quais são as dificuldades. Tudo isso está sendo discutido aqui e será levado a todas escolas para que toda a comunidade escolar fique sabendo”, explicou Carlos Alberto.

 

 

A coordenadora de etapas do Novo Ensino Médio, Elenice Nery, explica que o seminário que encerra a semana é com a 20° e 21° GRE, no Diferencial Buffet, e a programação segue nas próximas semanas para contemplar todas as regionais. “Estamos reunindo gestores escolares, a equipe das regionais e trazendo um representante de cada escola para essa conversa. Neste momento estamos alinhando os discursos sobre a temática e apresentando as mudanças de um currículo que já foi aprovado e pronto para ir para o chão da escola de fato em 2022”, disse.