• 20 set 2021

Novo Ensino Médio: estudantes piauienses poderão opinar sobre Itinerários Formativos

A implementação do Novo Ensino Médio chega a uma nova etapa. Do dia 17 de setembro a 1 de outubro ficará disponível o questionário de escuta para estudantes do 9º ano do Fundamental, 1º e 2º ano do Ensino Médio. O protagonismo do futuro já começa agora e é por isso que eles farão parte da construção dos Itinerários Formativos (IF), item do novo currículo que dará a oportunidade de aprofundamento em uma área do conhecimento.

 

PREENCHA AQUI O FORMULÁRIO

 

Os IF fazem parte da nova configuração do Ensino Médio, que terá uma carga horária total de 3 mil horas nos três anos, sendo 1.200 dedicadas aos itinerários. Os estudantes terão a oportunidade de escolherem algumas das áreas disponíveis para cursar suas trilhas de conhecimento e cada escola fará a escolha dessa oferta de acordo com suas realidades.

 

 

Nesta ação os estudantes poderão opinar, através de um formulário eletrônico, sobre a sua visão de futuro, o que espera do novo ensino médio e quais áreas têm mais interesse para aprofundar seus conhecimentos. Em menos de 5 minutos será possível fazer o preenchimento do formulário, que será individual. As escolas poderão auxiliar os estudantes neste processo, disponibilizando computadores e orientando quanto ao correto preenchimento. Os resultados obtidos balizarão a implementação dos itinerários de cada região e escola.

 

Serão colocados à disposição:

 

ITINERÁRIO FORMATIVO DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS:

· Trilha de Aprendizagem intitulada “Cyber Mais”: aprofundamento específico da área de Linguagens e Suas Tecnologias;
· Trilha de Aprendizagem intitulada “Construindo a Nossa Identidade”: aprofundamento integrado da área de Linguagens e suas Tecnologias com as demais áreas do conhecimento.

 

ITINERÁRIO FORMATIVO DA ÁREA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS:

· Trilha de Aprendizagem denominada “Matemática na Prática”: aprofundamento específico da área de Matemática e suas Tecnologias;
· Trilha de Aprendizagem intitulada “Matematicando em 3, 2, 1”: aprofundamento integrado da área de Matemática e suas Tecnologias com as demais áreas do conhecimento.

 

ITINERÁRIO FORMATIVO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS:

· Trilha de Aprendizagem denominada “Saúde & Tecnologia”: aprofundamento específico da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
· Trilha de Aprendizagem intitulada “Ciência, Tecnologia & Inovação”: aprofundamento integrado da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com as demais áreas do conhecimento.

 

ITINERÁRIO FORMATIVO DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS:

· Trilha de Aprendizagem denominada “Revolução 4.0: Conecte-se!”: aprofundamento específico da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
· Trilha de Aprendizagem intitulada “Mundo Jovem: Vivências e Conectividades”: aprofundamento integrado da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com as demais áreas do conhecimento.

 

ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL:

(nomeado Itinerário Formativo de Educação Técnica e Profissional apresentando estrutura curricular diferenciada em razão das especificidades da Educação Técnica e Profissional)

· Formação para o Mundo do Trabalho (Projeto de Aprendizagem Interdisciplinar; Educação Tecnológica e Midiática; Ética e Relações Interpessoais);
· Projeto de Vida;
· Eletivas;
· Trilha de Formação Profissional: Habilitação Profissional Técnica e/ou Qualificação Profissional.