• 27 out 2021

Escola de Fartura do Piauí incentiva estudantes a construírem seus Projetos de Vida

A troca de conhecimento e a preparação para um futuro próximo têm sido tema de ações nas escolas da rede pública estadual. Com o Novo Ensino Médio em fase de implementação, as instituições têm realizado atividades como a da U. E. Areolino Fernandes Braga, em Fartura do Piauí, distante 527 km da capital, para mostrar aos estudantes as possibilidades profissionais para a construção de seus Projetos de Vida.
 
 
A Feira das Profissões teve 5h de atividades com o desfile dos estudantes e a palavra de 13 profissionais convidados, que deram seus relatos de trajetória de vida estudantil até o sucesso de suas profissões. “Entre eles, esteve a estudante de biomedicina Ruthe Alencar, que deu um show encantando a todos como também a mestranda Alessandra, que é uma menina de muito sucesso e tantos outros como: advogado, Assistente Social psicóloga e professores”, explicou a gestora da escola, Maria do Carmo Nascimento.
 
 
A unidade escolar possui 254 estudantes matriculados em três turnos nas modalidades de ensino fundamental, médio regular, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no nível Fundamental e Médio. A gestora conta que tem trabalhado a temática do Novo Ensino Médio com formações para os professores e técnicos e, neste primeiro momento, o foco tem sido com relação ao Projeto de Vida.
  
 
 

 

SOBRE O PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO

 

Dividido em uma Formação Geral Básica (FGB) – o que representa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – e os Itinerários Formativos, o novo currículo para o Ensino Médio foi construído para dar ao estudante a possibilidade de passar pela etapa final da Educação Básica tendo oportunidade de escolher um itinerário para seguir.

 

Assim, a etapa do Ensino Médio terá uma carga horária de 1.800 para a FGB e 1.200 para os Itinerários (exceto nas escolas de tempo integral) e essa carga horária flexível será apresentada de forma que permita ao jovem vivenciar essa possibilidade desde a 1° série, a partir da vivência com o Projeto de Vida e as eletivas de curta duração.

 
CONFIRA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: