Xadrez Escolar

Projetos

Criado em 2003, através dos Ministérios da Educação e Esportes e da Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Piauí, o Projeto Xadrez Escolar foi implantado em 40 (quarenta escolas) na Grande Teresina.

Atualmente o Xadrez Escolar atende 56 (cinquenta e seis)escolas  em Teresina e 44(quarenta e quatro) escolas em cidades do interior do estado perfazendo total de 100 (cem) escolas, beneficiando 100 (cem) professores instrutores de xadrez e cerca de 32.000 (trinta e dois mil) alunos. Até o primeiro semestre de 2009, a Seduc irá implantar o projeto em mais 60 escolas.

Objetivos:
proporcionar aos alunos das escolas da rede pública estadual de ensino, condições para desenvolver as habilidades cognitivas, mediante a aprendizagem do jogo de xadrez, ampliando as capacidades de memorização, raciocínio lógico-dedutivo, resolução de problemas, imaginação   espacial, sobretudo a criatividade.

Quem Participa?
Professores e alunos da rede estadual

Como funciona?
A implantação do xadrez na escola é simples o diretor da Unidade Escolar solicita através de ofício à Diretora da Unidade Ensino-Aprendizagem  da Secretaria da Educação que seja implantado o Projeto na Unidade. Depois de implantado a Escola recebe material para que os alunos pratiquem o jogo. As aulas acontecem no contra turno.
   
 


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC
Av. Pedro Freitas, S/N - Bloco D/F - Centro Administrativo
CEP: 64.018-900 - Teresina - PI