Tecnologia Educacional

Projetos

A Coordenação de Tecnologia Educacional - CTE é responsável pelo acompanhamento pedagógico dos recursos tecnológicos encaminhados às escolas públicas estaduais.

A CTE atua como intermediária no processo de inclusão das escolas nos Programas da Secretaria de Educação Básica SEB/MEC. A SEB/MEC faz a pré-seleção das escolas via censo escolar e a CTE confirma no SIGETEC (Sistema de Gestão Tecnológica dos Programas do MEC) se as escolas pré-selecionadas estão ativas e apresentam a infra-estrutura necessária para serem incluídas nos Programas acima mencionados.

A CTE faz o acompanhamento do processo de entrega e agendamento no SIGETEC da instalação dos equipamentos tecnológicos encaminhados à rede pública do Estado e, enquanto estes se encontram dentro do prazo legal da garantia, faz a solicitação, junto às empresas vencedoras da licitação de compra, do conserto ou troca de aparelhos,

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos e a melhoria dos processos educacionais a CTE oportuniza, por meio dos NTEs - Núcleos de Tecnologia Educacional e em parceria com a SEB/MEC, e outras instituições,  cursos que possibilitem aos professores a reflexão e o desenvolvimento de competências em relação ao seu papel no processo de construção do conhecimento do aluno com a utilização das tecnologias educacionais.

 No Programa PROINFO INTEGRADO a CTE seleciona os bolsistas que atuarão no Programa e acompanha a realização dos cursos nas escolas e NTEs.

No PBLE e GESAC a CTE não faz a seleção das escolas que receberão a conexão, mas acompanha o desenvolvimento das atividades dos Pontos de Presença e orienta as escolas para a realização dos serviços de manutenção.

Nos Programas MÍDIAS NA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO e ALUNO INTEGRADO a CTE realiza a seleção dos participantes e os encaminha à Universidade responsável para a realização dos cursos.

No Programa ALUNO INTEGRADO a CTE seleciona os tutores e alunos e os encaminha à Universidade parceira para a capacitação.

No Programa APRENDENDO COM TECNOLOGIA a CTE presta assistência às escolas participantes do Projeto, acompanhando as atividades e intermediando ações junto à empresa parceira.

           

Conheça os programas coordenados pela CTE:

 

PROINFO - Programa Nacional de Tecnologia Educacional - executado em parceria  com o Ministério da Educação, para promoção do uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica através da distribuição de equipamentos, capacitação de gestores, professores e alunos e ainda a oferta de conteúdos educacionais em multiplataformas e interatividade - Portal do Professor, Portal Domínio Público, Portal do aluno, e-proinfo entre outros;

PROINFO INTEGRADO: Programa de Formação Continuada para professores da Educação Básica que compreende três cursos:

-  Introdução à Educação Digital

- Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs

-  Elaboração de projetos

TV ESCOLA - canal de televisão, via satélite, destinado à educação. - As escolas tem a Programação inserida nos computadores do Proinfo e podem acessá-la também pela Internet.

DVD ESCOLA - programa que disponibiliza às escolas aparelhos de reprodução de DVD e parte da programação do canal da TV Escola gravada em mídia digital.

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - É um programa de formação a distância para professores, modular, dedicado ao uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação e principais mídias contemporâneas. Compreende dois níveis de formação:

Mídia básico: curso de extensão - 10h

2 - Mídias avançado: curso de especialização em Mídias na educação - 360h

TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: Curso de especialização em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) que tem como objetivo habilitar o professor com competências para: orientar, capacitar, apoiar e assistir ao uso/incorporação pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares.

PROUCA - Programa Um Computador por Aluno - Escolas dotadas de equipamentos individuais para cada aluno e conexão wireless para uso na educação.

PBLE - Programa Banda Larga na Escola - Programa que disponibiliza conexão à Internet às escolas urbanas;

GESAC - Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão - Programa que disponibiliza conexão à Internet às escolas rurais;

ALUNO INTEGRADO - Programa realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás para oportunizar a alunos e professores de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

APRENDENDO COM TECNOLOGIA - Programa realizado em 05 escolas do município de José de Freitas em parceria com a Secretaria de Educação Básica  (SEB/MEC) e  empresa Positivo informática e tem como objetivo melhorar o processo de aprendizagem dos alunos por meio novas formas de ensinar e aprender, pela utilização de Softwares, Mesas e Portais Educacionais ampliando as fronteiras das salas de aula e enriquecendo o conteúdo curricular. 

 

CONTATOS:

Alzira Coelho Lopes Filha - Coordenação

Tel 86 3216 8413

e-mail: coordteceduc@hotmail.com


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC
Av. Pedro Freitas, S/N - Bloco D/F - Centro Administrativo
CEP: 64.018-900 - Teresina - PI