Gestão Nota 10

Projetos

O Gestão Nota 10 é um programa de gerenciamento  das rotinas  nas escolas e Secretarias para melhoria da qualidade do ensino. Voltado ao sucesso do aluno, o Programa aponta como  solução escolas autônomas dentro da  rede de ensino, geridas por diretores tecnicamente competentes e com apoio gerencial e pedagógico da Secretaria de Educação.

O Programa trabalha com indicadores e metas gerenciais, capacitação dos profissionais em serviço e informações em tempo real, que funcionam como termômetro do processo educacional.

O Programa propõe indicadores e metas que comporão o Plano de Ações e Metas (PAM) a serem elaborados pelas unidades escolares e pela SEDUC, são eles:

  • Cumprimento dos dias/horas letivas - 100%;
  • Freqüência de professores e alunos - mínimo de 98%;
  • Reprovação por falta - máximo 2%;
  • Alfabetização - mínimo de 95% ao final do 2º ano do ensino fundamental;
  • Aprovação de 1º ao 9º ano - mínimo de 95%;
  • Correção de fluxo escolar - mínimo de 95%.


 
Objetivo:

Fortalecer a Secretaria de Educação e as unidades escolares para:

  • O trabalho com foco no sucesso do aluno, com ênfase na gestão das quatro esferas do processo educacional, ou seja, aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional;
  • A adoção sistemática de práticas gerenciais e efetivos processos administrativos.

 

Quem Participa?
Atualmente o Programa Gestão Nota 10 está implantado em 150 municípios, em 521 escolas de ensino fundamental, beneficiando 106.207 alunos da rede estadual.
 
Como funciona?
Para que o aluno dê certo, o programa opera através da Sistemática de Acompanhamento, um conjunto de instrumentos e estratégias que se inicia na sala de aula, sob a responsabilidade do professor, portanto diariamente. São informações relativas ao dia-a-dia das turmas que traduzem o comportamento dos indicadores e metas.

Além das informações quantitativas, há relatórios onde se registram mensalmente dados qualitativos, preenchidos pelos coordenadores pedagógicos, gestores da escola, técnicos da GRE e coordenador do Programa.

A inserção mensal de informações no Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações (SIASI) constitui-se em potente instrumento de avaliação do processo à disposição do gestor da rede de ensino, que lhe permite identificar os tipos e a localização dos problemas e atuar rapidamente para que sejam sanados.

A avaliação se dá pelo acompanhamento sistemático da evolução do Plano de Metas de cada unidade escolar e da SEDUC, mês a mês ao longo de todo ano letivo.

 


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC
Av. Pedro Freitas, S/N - Bloco D/F - Centro Administrativo
CEP: 64.018-900 - Teresina - PI