Ensino Médio Inovador

Projetos

ProEMI - Programa Ensino Médio Inovador / PJF - Projeto Jovem de Futuro

A Secretaria Estadual de Educação do Piauí aderiu ao Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O ProEMI tem como objetivo apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também ás expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Em 2009 o programa foi implantado em 06 (seis) escolas de Ensino Médio que trabalham com jornada escolar de tempo integral:

1ª Gre - Parnaíba - PI - Cemti Polivalente Lima Rebelo

4ª Gre - Teresina - PI - Cemti Zacarias de Góis

8ª Gre - Oeiras - PI - Cemti Desembargador Pedro Sá

13ª Gre - São Raimundo Nonato - PI - Cemti Moderna

13ª Gre - Guaribas - PI - Cemti Paulo Freire

14ª Gre - Bom Jesus - PI - Cemti Franklin Dória

Em 2012, a Secretaria de Educação do Piauí está trabalhando em parceria com o Instituto UNIBANCO na gestão do Pro-EMI, com implantação do Projeto Jovem de Futuro, realizando formação de gestores e supervisores, monitoramento e avaliação das 06 (seis) escolas que já participavam do ProEMI e com mais o atendimento de 68 (sessenta e oito) novas escolas, totalizando  74 (setenta e quatro) escolas beneficiadas com o Programa, em 40 municípios do Estado.

O projeto Jovem de Futuro é uma ação de gestão escolar para resultados que oferece às escolas públicas do Ensino Médio apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, seu desempenho seja melhorado substancialmente. Durante seu período de validação, o projeto gerou excelentes resultados para as escolas participantes e consolidou-se como uma tecnologia viável para reprodução em larga escala. Por isso, em 2012, torna-se política pública e será transferido para sete redes de Ensino Médio dos seguintes Estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Piauí e São Paulo.

Essa transferência é fruto da integração do Ensino Médio Inovador - projeto do MEC destinado a promover um processo de mudança no Ensino Médio Público do País - com o Projeto Jovem de Futuro. Entre 2012 e 2016, estima-se que mais de 2 milhões e oitocentos mil jovens, de 3.621 escolas do Brasil, serão beneficiados.

Desse modo, a principal intenção nesse processo é melhorar os indicadores de qualidade (IDEB) dos sistemas públicos de ensino e aumentar os índices de aprovação das escolas.



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC
Av. Pedro Freitas, S/N - Bloco D/F - Centro Administrativo
CEP: 64.018-900 - Teresina - PI